Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/06/2014 - 18h00min

Presidente da APAE de Blumenau visita o Parlamento estadual

Imprimir Enviar

A terceira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do estado, criada em Blumenau em março de 1965, celebra seus 50 anos no ano de 2015. Na tarde de terça-feira (10), a presidente da associação, Lorena Starke Schmidt, esteve na Assembleia Legislativa a convite da deputada blumenauense Ana Paula Lima (PT), para apresentar ao presidente em exercício, deputado Joares Ponticelli (PP), o trabalho da instituição.

A APAE de Blumenau foi criada por um grupo de cidadãos blumenauenses e teve empossada sua primeira diretoria no dia 25 de Março de 1965. Os pais de pessoas com deficiência mental, à época, atuavam na administração e direção. Logo após sua implantação foi reconhecida como Entidade de utilidade pública, municipal, estadual e federal, registrada no Conselho Nacional do Serviço Social e reconhecida como Entidade de Fins Filantrópicos.

Segundo Joares Ponticelli, a Assembleia Legislativa não poderá se furtar às comemorações do cinquentenário dessa instituição. “A Apae de Blumenau tem uma bela história e um belo exemplo do que o terceiro setor tem feito, da força da solidariedade”.

O presidente afirmou colocar o assunto em deliberação na próxima reunião da Mesa para que fique agendada a celebração em Blumenau, no ano que vem, com o apoio da Assembleia, por intermédio da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. “Previdências precisam ser tomadas, por isso vamos colocar o assunto em pauta o mais rápido possível para mostrarmos a Santa Catarina e ao Brasil mais esse exemplo”.

De acordo com Lorena Schmidt, a Apae de Blumenau é uma organização sem fins lucrativos que atende 420 alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla, sendo a maior em número de atendidos no estado. “Somos referência no estado, na região, e nos orgulhamos muito disso. Os nossos alunos são muito felizes de estarem na instituição e as famílias muito gratas pelo atendimento que proporciona uma melhor qualidade de vida a eles”.

Os atendimentos são realizados por meio do Instituto de Educação e Saúde Professora Estella Maria Caropreso e contempla os seguintes atendimentos: Assistência Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia, Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional.

Histórico da Apae de Bulmenau


Em 1966 foi criada a "Escolinha da Esperança" abrigando os primeiros dezesseis alunos. Através dos anos, com o aumento da demanda e a necessidade de um trabalho especializado, a escolinha cresceu e transformou-se no Instituto Médico, Psico-pedagógico e Social.

Já em 1979, fez-se necessário contratar pessoal técnico para compor a equipe interdisciplinar do Instituto, que eram: Médico, Psicólogo, Assistente Social, Pedagogo, Fisioterapeuta e Oftalmologista, equipe esta, responsável pelas triagens.

No mesmo ano, foi criado o Regimento da Escola com a participação de representantes de toda a comunidade escolar e da diretoria do órgão mantenedor; oportunidade em que, também se optou pela mudança do nome da escola, deixando de ser a "Escolinha da Esperança – Instituto Médico, Psico-pedagógico e Social" denominando-se "Escola Especial Professora Estella Maria Caropreso", em homenagem à fundadora e primeira diretora.

A partir de maio de 2007, passou a chamar-se IES – Instituto Integrado de Educação e Saúde "Professora Estella Maria Caropreso".

Atualmente as APAEs estão presentes em mais de dois mil municípios brasileiros, constituindo-se no maior movimento comunitário do mundo.

 

Michelle Dias
Agência AL

Voltar