Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/07/2016 - 17h49min

Pastor apresenta agenda de comemorações dos 500 anos da reforma luterana

Imprimir Enviar
Pastor Milton Jandrey, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Blumenau

O pastor Milton Jandrey, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Blumenau, ocupou a tribuna na sessão ordinária desta terça-feira (26) para anunciar os preparativos das comemorações de 500 anos da reforma luterana. O líder religioso estava acompanhado do pastor sinodal Sérgio Gessner, da igreja de Florianópolis.

Jandrey informou que em 31 de outubro de 1517 o monge Martim Lutero apresentou as 95 teses, ideias e reflexões que provocaram mudanças sociais e políticas na igreja cristã. "Os primeiros imigrantes alemães de Blumenau eram todos luteranos. Queremos contar com o apoio da Assembleia Legislativa na divulgação destas celebrações, pois em 2017 também vamos comemorar os 160 anos da igreja evangélica de confissão luterana em nossa cidade."

Como parte dos festejos, 1.500 jovens de todas as regiões do Brasil e de países da América Latina, Europa e Ásia estão reunidos, desde o último domingo, em Timbó. Uma revista intitulada "Martim Lutero - a reforma em quadrinhos" está sendo distribuída nas escolas de Blumenau e região e, em março, a cidade de Foz do Iguaçu (PR) sedia um encontro das mulheres luteranas.

O pastor fez um breve histórico da colonização alemã em Santa Catarina, citando a chegada de 166 famílias à Colônia de São Pedro de Alcântara em 1829, até a fundação de Blumenau em 1850 e da Colônia Dona Francisca, hoje Joinville, em 1851. "Os luteranos sempre contribuíram como bons cidadãos para a sociedade. Mesmo com o fechamento de escolas particulares, muitas luteranas, na 1ª e 2ª guerra mundial, o trabalho prosseguiu na construção de escolas, hospitais, creches e lares para idosos."

Desenvolvimento e participação
Representantes de Blumenau, os deputados Ismael dos Santos (PSD) e Ivan Naatz (PDT) destacaram a influência cultural e econômica da comunidade luterana para a cidade. Membro da igreja em Rio do Sul, Milton Hobus (PSD) lembrou que o primeiro hospital do município foi erguido graças à determinação dos luteranos, enquanto Serafim Venzon (PSDB) enalteceu a coragem de Lutero ao promover mudanças profundas na igreja em todo o mundo.

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar