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22/10/2014 - 13h20min

Prefeitura de Florianópolis lança Operação Presença para a temporada

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Mais de 70 entidades e órgãos governamentais estão envolvidos na ação. FOTOS: Fábio Queiroz/Agência AL

As principais ações previstas na "Operação Presença – Verão 2015" foram apresentadas em evento promovido pela Prefeitura de Florianópolis na manhã desta quarta-feira (22), no auditório da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) da capital. Coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo, a iniciativa envolve mais de 70 entidades e órgãos governamentais com o objetivo de preparar a cidade para receber 1,5 milhão de visitantes na temporada e minimizar os impactos causados no período em que a população praticamente duplica.

Destaque para os planos de ações desenvolvidos pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) para evitar desabastecimentos de água e energia elétrica, transtornos que prejudicaram a última temporada de verão.

Segundo o superintendente da Casan, Carlos Alberto Coutinho, foram feitos investimentos na ordem de R$ 15 milhões para garantir melhorias. "A partir dos eventos do ano passado referentes à demanda excessiva de água, a Casan planejou e desenvolveu alguns projetos para que tenhamos uma operação mais adequada às necessidades do verão. São mais de 20 obras e investimentos em equipamentos para termos uma temporada tranquila", disse.

Entre as ações está a interligação da adutora localizada no Itacorubi, que vai possibilitar um aumento de cerca de 25% na capacidade de abastecimento para o Norte da Ilha. O plano também prevê melhorias nas Estações de Tratamento de Ratones e da Daniela. Além disso, a Casan pretende contratar dez caminhões-pipa para emergências e instalar 25 geradores nas unidades de produção e distribuição de água para assegurar o fornecimento de energia.

O diretor comercial da Celesc, Eduardo Cesconeto de Souza, informou que a empresa investiu mais de R$ 2 milhões na troca de transformadores e alimentadores, bem como no reforço de equipes de atendimento presencial e na unidade de call center. "Com base nos planejamentos anual e periódicos e na manutenção preventiva, podemos garantir o suprimento da demanda de energia necessária".

O vice-prefeito João Amin relembrou as dificuldades enfrentadas no verão passado e ressaltou que as entidades e os órgãos envolvidos devem estar comprometidos para proporcionar aos moradores da cidade e aos turistas uma experiência positiva durante a temporada. "Era prefeito interino quando ocorreu o fato lamentável da falta de água, que nos prejudicou muito. Não adianta termos um trabalho bem feito por 360 dias no ano e falharmos em apenas cinco", falou. "Queremos que as pessoas desfrutem os melhores dias de suas vidas na nossa cidade, com serviços de qualidade", ressaltou.

Inovações
A implantação de uma linha de ônibus exclusiva para turistas na temporada de verão e a participação do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci) na fiscalização das imobiliárias são algumas das inovações anunciadas pela secretária municipal de Turismo, Maria Cláudia Evangelista. "A linha do turista é uma demanda antiga do trade, que passará pelo aeroporto, pela rodoviária e pelos principais hotéis da cidade ", comentou. 

A Setur também é responsável pela abertura do Centro de Atendimento ao Turista no Mercado Público e na Lagoa do Peri, além de uma pesquisa de perfil do turista que visita Florianópolis.

Operação
O planejamento de ações para a "Operação Presença – Verão 2015" foi iniciado em agosto deste ano, totalizando mais de 20 reuniões com a participação das diversas entidades parceiras. A operação é dividida em quatro eixos temáticos: infraestrutura, sustentabilidade, serviços e equipamentos turísticos; cultura e lazer. O encerramento está previsto para o mês de abril de 2015, com a apresentação do relatório de avaliação das ações.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

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