Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/03/2015 - 16h37min

Florianópolis inaugura creche com certificação de sustentabilidade

Imprimir Enviar
Creche Hassis recebeu a certificação de sustentabilidade expedida pela Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED)FOTOS: Miriam Zomer/Agência AL

Uma creche com capacidade para 200 alunos, com certificação de sustentabilidade expedida pela Liderança em Energia e Design Ambiental (LEED), foi inaugurada pela prefeitura da Capital na tarde desta quinta-feira (19), na Costeira do Pirajubaé, na Baía Sul da Ilha de Santa Catarina. “Diferente das outras creches, nesta o aluno vai aprender desde cedo a viver em um ambiente sustentável”, declarou Rodolfo Pinto da Luz, secretário municipal de Educação.

A Creche Hassis, assim denominada em homenagem ao artista Hiedy de Assis Corrêa, tem 1.100 m² de área construída e ocupa um espaço de 12 mil m². Erguida no chamado aterro da Baía Sul, está situada entre o Morro da Costeira e a Baía Sul. A instituição dispõe de quadra de esportes iluminada, três parques infantis com balanço e escorregador, um mirante, horta e cinco chuveiros ao ar livre para as crianças banharem-se após as brincadeiras na areia e na grama.

O educandário tem dez salas, cozinha, refeitório e um salão de uso comum com brinquedos e objetos pedagógicos diversos. Contíguas às salas, mas do lado de fora do prédio, foram construídas varandas para que os alunos possam brincar ao ar livre mesmo quando estão em sala de aula. O teto do prédio possui dutos para passar o vento, fazendo com que a temperatura dentro da escola fique mais amena do que na rua. Além disso, há aproveitamento da água da chuva e geração de energia através de painéis solares.

“Esta é a melhor creche pública do país”, garantiu o prefeito Cesar Souza Jr. Ao todo foram gastos R$ 4,5 milhões, sendo que cerca de R$ 1,1 milhão são oriundos do governo federal. “Custa mais caro, mas a criança que passar por aqui vai desenvolver suas potencialidades”, argumentou o prefeito.

Para o secretário de Articulação com Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, Binho Marques, os recursos da União foram bem aplicados. O representante do MEC ainda declarou que o ministério vai divulgar o modelo da Creche Hassis no Brasil todo.

Vítor Santos
Agência AL

Voltar