Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/10/2019 - 16h36min

Prefeito de Lindóia do Sul divulga a tradicional Festa da Polenta e do Queijo

Imprimir Enviar
Prefeito Genir Loli
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O município de Lindóia do Sul, no Meio Oeste, promove dias 15 e 16 de novembro a tradicional Festa da Polenta e do Queijo, realizada anualmente na cidade desde 2000. O prefeito Genir Loli (PL), a convite do deputado Nilso Berlanda (PL), ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (29), para divulgar o evento e convidar os deputados e a sociedade catarinense a prestigiarem os festejos, que acontece na Rua 29 de Julho.

Organizado pela prefeitura e a Associação Italiana, o evento espera receber mais de 3 mil visitantes ao longo dos dois dias de festa. Segundo o prefeito, uma das maiores atrações da festa será o show e baile do Grupo Chiquito e Bordoneio. Dentre as inúmeras atrações da programação, Loli destaca as apresentações culturais com artistas locais, além de uma rica gastronomia, com comidas típicas da culinária italiana como polenta, queijo, salame, radicci, entre outros pratos.

De acordo com o prefeito, atualmente Lindóia do Sul possui 4,7 mil habitantes. Colonizada por italianos, o município tem sua economia baseada na agroindústria familiar e no turismo rural, representando 90, 89% do retorno do ICMS, sendo a Festa da Polenta e do Queijo um dos seus grandes atrativos.

Os números comprovam o sucesso da festa, relata o prefeito. Nas duas noites do festejo em 2018, foram consumidos cerca de 150 dúzias de ovos para o preparo da fortaia, 40 quilos de fubá para polenta e foram comercializadas mais de 1.700 porções de comidas, aproximadamente 2.700 latas de cerveja, mais de 600 latas de refrigerante, além de água e vinho. A principal atração da festa, a polenta, foi servida de várias formas, acompanhada de queijo, fortaia, salame e repolho refogado.

O prefeito enfatiza que a festa é para as famílias lindoienses e visitantes, sendo que mantém em evidência as tradições e a cultura italiana, fortemente presentes no município. Desde 2014, a Festa da Polenta e do Queijo de Lindóia do Sul é patrimônio histórico, artístico e cultural do Estado de Santa Catarina, conforme a Lei nº. 16.486, de autoria do deputado Neodi Saretta (PT).

Os deputados Moacir Sopelsa (MDB), Marcius Machado (PL) e Maurício Eskudlark (PL) parabenizaram o prefeito de Lindóia do Sul pelo evento e destacaram o potencial turístico e agrícola do município.

Voltar