11/07/2012 - 16h15min
Prédios devem controlar o consumo individual de água
Diminuir as distorções em relação ao efetivo consumo de água e ao valor pago pelos consumidores foi o motivo da aprovação do Projeto de Lei 253/2011, durante a sessão plenária da tarde desta quarta-feira (11). O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de hidrômetro de consumo global e por unidade autônoma de água nas edificações prediais horizontais e/ou verticais.
Segundo o autor do projeto, deputado Aldo Schneider (PMDB), “a instituição desta sistematização possibilitará melhores condições de conferência, economia e a utilização adequada e responsável da água”.
O parlamentar ressalta, ainda, que o histórico de utilização da água e os preços cobrados aos consumidores ensejam extrema preocupação das instituições públicas, além da urgente adaptação de sistemas na busca de condições mais seguras de dosimetria da utilização. A medida proporcionará, também, a identificação precisa quanto ao consumo, de acordo com o número de usuários das unidades, inibindo, inclusive, eventuais desperdícios. (Michelle Dias)