Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/02/2016 - 11h36min

Prazo para cadastramento biométrico obrigatório termina em um mês

Imprimir Enviar
Cadastro biométrico deve ser feito até 22 de março

Os eleitores dos municípios de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Palhoça e São José têm até o dia 22 de março (terça-feira) para fazer o cadastramento biométrico obrigatório. Quem perder o prazo terá o título eleitoral cancelado, não poderá votar este ano e sofrerá sanções como a suspensão do CPF.

Santa Catarina tem mais de um milhão de eleitores biometrizados, quantidade correspondente a 22% do total do eleitorado. Os dados foram divulgados pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Sérgio Baasch Luz, em coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira (22). "Conclamo os eleitores que ainda não compareceram para que não deixem para a última hora, para evitarmos as filas. O prazo não será prorrogado em hipótese alguma. Os postos fecharão no dia 23 de março", disse. "Vale lembrar que o cadastramento biométrico é o primeiro passo para a cédula de identidade única", acrescentou.



No balanço apresentado sobre a situação do cadastramento biométrico no estado a um mês do encerramento dos trabalhos nos postos de atendimento, o presidente do TRE-SC comentou que a condição de Florianópolis é preocupante. Cerca de 26% dos eleitores da Capital ainda precisam fazer o procedimento. "É o município mais crítico, uma vez que iniciou o cadastramento em 2013 e já está sendo ultrapassado pelos demais. Ainda faltam mais de 91 mil eleitores."

Nas cidades de São José e Palhoça, com 78% e 81% do eleitorado biometrizado, a situação é considerada " confortável". Segundo Luz, Joinville e Blumenau apresentam um ritmo de atendimentos dentro das expectativas, com aproximadamente 73% dos eleitores recadastrados. "Em Blumenau, porém, existe a ameaça de não ter direito ao segundo turno das eleições caso não atinja 200 mil eleitores cadastrados", destacou o presidente do TRE-SC.



Documentos necessários
Para realizar o cadastramento biométrico, o eleitor precisa comparecer a um dos locais de atendimento do município em que exercerá o voto e apresentar documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente).

Os homens maiores de 18 anos, no caso do primeiro alistamento, devem apresentar também a quitação militar. Para os maiores de 70 anos, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito de voto.

Postos de atendimento
Os postos de atendimento ao eleitor funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

  • Florianópolis
    - Posto de Atendimento: Rua Eng. Newton Valente da Costa, esquina com Rua Bulcão Viana, Centro (ao lado do Instituto Estadual de Educação)
    - Central de Atendimento ao Eleitor: Avenida Rio Branco, 797, Centro
  • Joinville
    Posto de Atendimento: Rua Otto Boehm, 71, Centro
  • Blumenau
    Posto de Atendimento: Rua João Pessoa, 161, Edifício Aloísio Melati, Centro
  • São José
    Posto de Atendimento: Avenida Beira Mar, esquina com a Rua Luis Fagundes, Praia Comprida (próximo à Prefeitura)
  • Palhoça
    Posto de Atendimento: Rua Tenente Francisco Lehmkhul, 117, Centro

Plantões
O TRE-SC realizará plantões de cadastramento biométrico em Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José e Palhoça nos dias 5 de março (sábado), 19 de março (sábado) e 20 de março (domingo), das 9h às 14h.

Mais informações no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar