Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 
Assistir
12:30

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/04/2013 - 12h51min

Ponticelli repercute posse de Colombo na presidência do Codesul

Imprimir Enviar
Foto: Divulgação

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (PSD), assumiu a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) nesta quinta-feira (4), em cerimônia realizada em Florianópolis. Entre as suas prioridades estão a renegociação da dívida dos estados e a revisão do pacto federativo. O conselho é composto por representantes dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, Colombo destacou que os estados perdem autonomia devido à queda da arrecadação de impostos, hoje concentrada na União. “Acabar com a guerra fiscal significa dar igualdade e não desigualdade, que é o que está em curso. A renegociação da dívida é uma dificuldade de todos os estados. A taxa de juro é incompatível com o mercado hoje, ela consome quase que toda capacidade de investimentos. Isso tem que ser corrigido,” disse. 

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), concorda com as propostas do governador. “É preciso que se devolva a autonomia aos estados e municípios. Não dá mais para assistirmos pacificamente a essa concentração de mais de 70% da receita pública em Brasília, enquanto governadores e prefeitos são rebaixados à condição de mendigos de luxo, sempre com o pires na mão. É necessário revisar o pacto federativo, senão vamos levar os municípios e os 27 estados do Brasil à falência”, ressaltou.

Em Santa Catarina, segundo dados da Secretaria da Fazenda, a dívida do estado com a União é de R$ 8 bilhões e cresce em média 14% ao ano. Entre janeiro e março deste ano, mesmo mantendo os pagamentos, o montante da dívida aumentou em cerca de R$ 60 milhões.

Codesul
Em 15 de junho de 1961, os governadores dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná assinaram convênio criando o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (BRDE) e o Conselho Regional de Desenvolvimento do Extremo-Sul (Codesul), com o objetivo de buscar soluções aos problemas de desequilíbrio regional no país. Em 1992, o estado do Mato Grosso do Sul foi incorporado ao Codesul.  

O Codesul desenvolve, também, relações internacionais, buscando a integração e o intercâmbio em áreas de mútuo interesse. Com o Mercosul, por exemplo, busca articular uma série de projetos que garantam a inserção competitiva da região Sul nesse mercado, em segmentos econômicos como agricultura, indústria, comércio e serviços, infraestrutura, turismo e tecnologia.

A próxima reunião do Codesul está agendada para o mês de maio, com pauta a ser definida. (Com informações da Secretaria de Estado de Comunicação)

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar