Estudantes do programa Parlamento Jovem visitam Presidência
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), recebeu, na tarde desta quarta-feira (14), a visita de cinco estudantes do ensino médio da Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann, de Nova Veneza, no Sul do estado. Eles participam da 15ª edição do programa Parlamento Jovem da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.
Entre os estudantes do Sul, está a presidente da Mesa do Parlamento Jovem, Carolaine Morelli, eleita com nove votos entre os 40 jovens deputados. “Queria muito ser a presidente. Tivemos a oportunidade de mostrar nossos objetivos e disputar os votos”, contou. Durante a preparação para os três dias de atividades na Assembleia Legislativa, os adolescentes conhecem as necessidades de suas cidades e elaboram projetos que são analisados por eles e encaminhados aos deputados de sua região.
“É uma experiência incrível. Conhecemos a importância das atividades dos deputados e da Assembleia para a organização da sociedade. O que seria da sociedade sem este trabalho, sem a organização e sem as leis?”, resumiu Carolaine, que apresentou a Ponticelli um PL que propõe a criação do Dia Estadual de Nossa Senhora do Caravaggio, para impulsionar o turismo religioso em Nova Veneza, e a indicação para que todas as Associações de Pais e Professores (APPs) sejam consideradas entidades filantrópicas.
Ponticelli apresentou as instalações do Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa aos estudantes e se disse feliz por compartilhar a presidência do Parlamento com uma jovem. Ao todo, são 29 deputadas e 11 deputados participando da 15ª edição do Parlamento Jovem. “Espero que esta realidade alcance nossas prefeituras, câmaras municipais, as assembleias legislativas e o congresso nacional. É de extrema importância a participação das mulheres na política”, disse.
Os jovens deputados aproveitaram a oportunidade, fizeram algumas perguntas sobre a atuação política, a importância da educação no país e elogiaram o trabalho desenvolvido no Parlamento, pouco conhecido na sociedade. “Defender esta Casa é defender a democracia. Apesar de alguns erros e mazelas, é preciso defender a estrutura da democracia. O controle social está cada vez mais presente e o jovem deve fazer parte deste sistema”, resumiu Ponticelli.
Comissões em andamento
Os 40 jovens deputados visitaram os deputados na Assembleia Legislativa distribuídos por regiões que representam. Eles entregaram as proposições que serão analisadas nas comissões permanentes na manhã desta quinta-feira, último dia de atividades no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. À tarde, haverá uma sessão ordinária para apreciação das matérias.
O programa é conduzido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, proposto em 2005 pela deputada Ana Paula Lima (PT). Mais de 500 estudantes já passaram pelo Parlamento Jovem. As escolas participantes são sorteadas e todas as regiões do estado são contempladas. O trabalho envolve a preparação dos jovens deputados antes da chegada à Assembleia Legislativa.
Rádio AL