Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/09/2013 - 06h53min

Ponticelli fala a empresários sobre reforma política e investimentos públicos

Imprimir Enviar
Presidente da Assembleia, Joares Ponticelli, fala a empresários sobre reforma política e investimentos públicos. Foto Carlos Kilian/Agência AL

Em visita à cidade de Brusque, no Vale do Itajaí, na noite de segunda-feira (9), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), foi recebido na sede da Associação Empresarial (ACIBr), onde participou de reunião com os diretores da entidade. Na pauta do encontro, assuntos que ganham força no país como a reforma política, os investimentos federais e o papel do Parlamento catarinense frente às reinvindicações vindas das manifestações que ganharam o estado e o país no mês de junho.

Ponticelli falou das dívidas públicas e da realidade financeira do Estado. “Nossa capacidade de investimento mal passa de R$ 1 bilhão em um orçamento de R$ 20 bilhões”, frisou. Ainda criticou a concentração de recursos em Brasília, o que dificulta a gestão nos estados e nos municípios.

“Estamos vivendo um momento singular, com um governo de sequência de oito anos de mandato, que dificultou uma ação inicial. Porém, conseguiu construir perspectivas de investimentos que estão à altura da necessidade do estado”, analisou. O deputado destacou obras de infraestrutura que acontecem em todas as regiões, dentro do Pacto por Santa Catarina, como a duplicação do acesso a Brusque (Rodovia Antônio Heil, SC-486). “Com este Pacto, conseguimos dar uma sobrevida a Santa Catarina”, ponderou.

Reforma Política e representatividade
Sobre a reforma política,Ponticelli abordou o sistema de reeleição existente no país. “Sou contra o processo de reeleição, que deve ser banido. É um legado ruim do governo FHC, não está fazendo bem para a democracia no país. Sou a favor do mandato de cinco anos”. Sobre o atraso na reforma política tão clamada no país, disse que falta atitude no Parlamento federal. “O Congresso enquanto instituição está ajoelhado, não está maior como deve ser sua representatividade e está beijando a mão da rainha”, comparou.

O parlamentar destacou a importância da força do empresariado e dos industriais na pressão dos debates políticos que devem ganhar corpo no próximo ano com as eleições para os executivos e parlamentos, nos níveis federal e estadual. “Entidades como a ACIBr devem participar e mostrar sua força neste cenário que está se formando, especialmente atípico e que poderá mudar o Brasil”.

Edemar Fischer, presidente da associação, agradeceu a presença do deputado e disse que da visita “mostra a representatividade que a ACIBr tem no Parlamento”. Fischer pediu que reivindicações dos manifestantes por todo o país sejam levadas aos demais 39 deputados estaduais. A força do povo nas ruas é uma das soluções para as mudanças necessárias no país, conforme opinião de vários empresários presentes na região. O vice-prefeito de Brusque, Evandro de Farias (PP), também participou da visita à ACIBr.

Sobre a ACIBr
A Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) foi fundada no dia 02 de outubro de 1934, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da cidade e também de seus associados, por meio do cooperativismo empresarial. Hoje a entidade contabiliza 700 empresas associadas. A ACIBr trabalha pelos interesses da classe empresarial junto aos órgãos públicos e privados e orienta o associado na criação, na modernização e na ampliação de sua empresa.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar