Joares Ponticelli apresenta suas prioridades no Programa Fala Deputado
Eleito no dia 1º de fevereiro para o mandato de um ano como presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado Joares Ponticelli (PP) é o convidado desta semana do Programa Fala Deputado, da TV AL. Ponticelli, cuja trajetória na vida pública inclui um mandato como vereador, no município de Tubarão, e quatro como deputado estadual, fala das atribuições do novo cargo e faz um relato das prioridades de sua gestão à frente do Legislativo estadual. Entre elas, o combate ao crack, o uso do carvão mineral como fonte energética e a revisão do código ambiental catarinense. O Programa Fala Deputado vai ao ar nesta sexta-feira (07), às 20h30, no sábado (08), às 20h30, e no domingo, ás 13h45.
Uma de suas primeiras ações, afirmou o novo presidente, será procurar sensibilizar o governo federal sobre a necessidade de retirar as barreiras relacionadas ao uso do carvão mineral como fonte de energia. “A tecnologia para exploração e utilização do carvão evoluiu muito e países desenvolvidos e com elevada preocupação ambiental, como a Alemanha, têm no mineral 40% da sua matriz energética”. A reativação da mineração, disse, pode se constituir em importante fator de desenvolvimento para os três estados do sul, em especial da região carbonífera catarinense. “Dispomos de um verdadeiro Pré-Sal, que pode gerar muitas riquezas e oportunidades de desenvolvimento... estamos crescendo e precisamos gerar cada vez mais energia, diversificando nossa matriz energética para não dependermos de fatores climáticos”.
Outra questão que pretende priorizar, anunciou, é a adequação da legislação ambiental catarinense ao código florestal nacional, aprovado no último ano. “O código nacional avançou muito mais do que o nosso e precisamos fazer essa compatibilização para que não haja conflitos de legislação”, disse.
A exemplo da campanha Adoção – Laços de Amor, empreendida pela Assembleia Legislativa, em parceria com o Ministério Público Estadual e OAB-SC, Ponticelli também pretende institucionalizar o combate às drogas, em especial o crack, também em parceria com outras instituições e órgãos públicos. Uma das metas é a criação de um fundo para a manutenção de campanhas permanentes de esclarecimento e de unidades de atendimento a dependentes químicos. “Já foram promovidas muitas iniciativas isoladas, mas entendemos que o Parlamento estadual precisa, nos moldes do que fez na campanha da adoção, ser um agente articulador, colocando o assunto em pauta e encontrando alternativas”.
Na entrevista, Ponticelli revela ainda que, paralelamente ao seu trabalho no Legislativo catarinense, levará adiante os objetivos traçados como presidente da União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale), entre os quais, a revisão das dívidas dos estados com a União. “Vou lutar ainda mais, com mais rigor, com mais forças, pois agora eu também passo a ser vítima, enquanto dirigente de um poder, dessa concentração absurda das receitas em Brasília.”
Outros horários
Os telespectadores da TV AL ainda podem acompanhar o programa na segunda e quarta-feira, às 8h45, 12h30 e 20h30.Na internet o Fala Deputado está no portal da TVAL, o programa pode ser acessado pelo link: http://agenciaal.alesc.sc.gov.br/index.php/tval/noticia_single_tval/joares-ponticelli2.
Agência AL