15/05/2009 - 16h19min
Pomerode expõe seus atrativos no FIMC
Cidade com 140 anos de história, Pomerode também está presente no Festival de Integração Multicultural Catarinense (FIMC). A arquitetura enxaimel, a gastronomia, as bandinhas típicas, os grupos folclóricos, os clubes de caça e tiro e a língua alemã são destaque no estande do município que respira história e valoriza seus costumes.
Diretora de turismo da cidade, Ivone Lemke salientou a importância da FIMC pelo fato de “oportunizar aos municípios expor seus atrativos”. Com 25 mil habitantes, Pomerode também oferece uma série de eventos ao longo do ano. Entre eles, a Festa Pomerana, realizada no mês de janeiro, e a Pomeroder WinterFest, de 11 de julho a 2 de agosto.
Pomerode também faz parte do Pólo Gastronômico do Vale Europeu e a quantidade e variedade de sua culinária alemã é um diferencial que encanta os turistas. Segundo a diretora de tursimo, eventos como a FIMC são fundamentais estimulando a integração entre os municípios. “Uma cidade só não faz turismo, é importante que toda região desenvolva seu potencial turístico”, observou.
Para exemplificar a integração, Ivone citou o primeiro Ciclo Turismo Brasil, um roteiro turístico para ser realizado de bicicleta e que abrange nove municípios: Ascurra, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. (Rodrigo Viegas/Divulgação Alesc)