Policial recebe moção de aplauso por ações de prevenção a crimes digitais
Na tarde desta terça-feira (11), Thiago de Miranda Coutinho recebeu uma moção de aplauso proposta pelo deputado Sérgio Guimarães (União) pelos serviços prestados na sociedade. O homenageado é jornalista, policial civil e está à disposição do Parlamento Catarinense e recebeu a honraria por conta de trabalhos realizados por meio da TV da Assembleia Legislativa (TVAL). O quadro intitulado “Crimes Virtuais" contou com seis episódios veiculados nos telejornais da emissora e que também teve espaço nas mídias sociais da Alesc. O conteúdo é totalmente voltado para orientação dos catarinenses, em relação aos riscos de golpes nas plataformas digitais. São dicas de como evitar cair em fraudes. As informações são desde como manter contas seguras, e desconfiar de propostas excessivas e links suspeitos.
Para o deputado, a moção é uma forma de enaltecer a importância de um servidor público, em especial da área de segurança, ajudar a sociedade no que diz respeito à prevenção. “É um escritor de mão cheia, que vem passando seus ensinamento para Santa Catarina e para o Brasil e reconhecer esse trabalho é nosso papel.”
Thiago é palestrante, onde difunde a importância da inteligência dentro de instituições de segurança pública, assim como artigos em grandes veículos de comunicação da área jurídica. Além disso, é coautor de três obras literárias e participa como colunista na área de segurança pública semanalmente em plataformas de comunicação de Santa Catarina. “Uma satisfação enorme, não só para mim, mas para toda instituição da polícia civil, assim como a equipe da TVAL, que nos acolheu e nos deu a ideia de difundir essa série de crimes digitais que aumentou muito desde a pandemia,” ressaltou.
De acordo com o policial, cerca de 2,8 mil tentativas de golpes virtuais são registradas pelo Banco Central a cada minuto. Thiago faz parte do corpo docente da Academia de Polícia Civil, na disciplina de Inteligência, condecorado pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz com a Medalha do Cinquentenário das Forças Internacionais de Paz no Brasil pelos serviços prestados à comunidade de inteligência.
Currículo
Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo
Bacharel em Direito
Pós-Graduado em Inteligência Criminal
Agente Polícia Civil
Escritor
Colunista
Agência AL