Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/08/2014 - 12h03min

Polícia Militar realiza formatura de 202 mulheres no posto de soldado

Imprimir Enviar
Formatura de mulheres da PM FOTOS: Solon Soares/Agência AL

O efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina está um pouco mais feminino com o ingresso de 202 mulheres no posto de soldado da corporação. A formatura das novas profissionais foi realizada na manhã desta sexta-feira (8), paralelamente, nas cidades de Florianópolis, Canoinhas e São Miguel do Oeste. Muitas delas foram admitidas graças à alteração, na Assembleia Legislativa, do critério de altura mínima.

No ano passado, o governador Raimundo Colombo foi sensibilizado pela bancada feminina da Assembleia Legislativa e encaminhou uma proposta de alteração da Lei Complementar 587/2013, que estabelecia, entre os critérios, altura mínima de 1,65 m para homens e mulheres ingressarem na Polícia Militar. O limite foi reduzido para 1,60, conforme desejava a bancada feminina, com o apoio dos demais parlamentares.

Durante a formatura, o deputado Sargento Amauri Soares (PSol) declarou-se feliz em ouvir, pela primeira vez em 28 anos de Polícia Militar, a voz feminina destacando-se, “cantando forte o hino da corporação”. Ele enfatizou a importância de aumentar a proporção de mulheres na PM, uma instituição predominantemente masculina. “Nenhuma delas vai comprometer a segurança pública por não ter cinco centímetros a mais de altura. Isso é uma questão de genética da mulher brasileira”, disse Soares.

O deputado Kennedy Nunes (PSD), que atuou para que mais mulheres aprovadas no concurso pudessem ser convocadas (uma vez que o edital limitava em 6% as vagas femininas), disse que as formandas “merecem a farda que agora estão usando”. Ele também enfatizou a importância de aumentar a participação feminina na PM e afirmou que naquela corporação, assim como nos demais espaços da sociedade, devem ser garantidos às mulheres os mesmos direitos dos homens. O comandante geral da PMSC, coronel Valdemir Cabral, disse que, desde 1983, quando foi formada a primeira turma feminina de sargentos, as mulheres têm comprovado a sua capacidade e mudado a cultura da instituição. "As diferenças aumentam a versatilidade da instituição, a sua abrangência e vocação para o bem", discursou.

Formação
As novas policiais se formaram após concluírem 1.445 horas/aula de instruções, distribuídas ao longo de 35 semanas de curso. Tiveram aulas de Legislação, Técnicas de Policiamento Ostensivo, Defesa Pessoal, Ética e Relacionamento Interpessoal, entre outras. Passaram por testes de inteligência, provas físicas e exames psicológicos.

Entre junho e julho deste ano, a Polícia Militar realizou outros três atos de formatura que, juntos, somaram um reforço de 852 novos soldados atuando no Estado, entre homens e mulheres. Com as novas formaturas, o atual efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina chega próximo de 11,5 mil policiais.

Distribuição das novas policiais por região:
Florianópolis – 42
Canoinhas – 34
Tubarão – 38
Lages – 29
São Miguel do Oeste – 32
Rio do Sul – 27

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar