Polêmica sobre sede do Centro Universitário de São José é levada à tribuna
Na sessão ordinária da manhã de hoje (6), o deputado Sargento Amauri Soares (PSol) questionou a situação da sede do Centro Universitário de São José. Conforme o parlamentar, a universidade pública, construída no governo do ex-prefeito Fernando Elias (PSDB), ganharia uma sede, construída com recursos do Fundeb, da ordem de R$ 20 milhões. Durante o dia, funcionaria no local o Colégio de Aplicação. E à noite, o prédio serviria à universidade. Mas o ex-prefeito Djalma Berger (PMDB) vendeu a sede da prefeitura para o Poder Judiciário e transformou o prédio escolar em sede do Poder Executivo municipal, conforme relato do deputado. “O prédio, construído com recursos do Fundeb, foi transformado em palácio do prefeito, e ninguém fez nada”, criticou Soares.
A atual prefeita, Adeliana Dal Pont (PSD), convocou uma comissão de estudantes e professores, conforme noticiado na imprensa, para buscar uma solução para a sede da universidade. A medida foi considerada inútil pelo deputado Soares. “O que os estudantes e os professores poderão fazer?”, questionou. O parlamentar também falou sobre a suspensão do contrato entre o governo do Estado e a empresa Espaço Aberto para recuperação da Ponte Hercílio Luz, outro assunto pautado no noticiário do dia. Soares defendeu que, quando concluída, a ponte poderia tornar-se uma alternativa de mobilidade urbana para pedestres e ciclistas, “o maior passeio público de Santa Catarina”.
Hospital universitário
O deputado Neodi Saretta (PT) reivindicou o aumento de recursos orçamentários para a área da saúde e informou que o Ministério da Saúde está repassando verbas para a reestruturação de 24 hospitais universitários em todo o país. O Hospital Universitário de Florianópolis receberá R$ 2,2 bilhões para investimentos e modernização das instalações. Saretta apontou outras ações necessárias para a melhoria do atendimento em saúde, como a regionalização do serviços, com o credenciamento de municípios para atendimentos de média e alta complexidades, além de investimentos em prevenção. Mas ressaltou que só haverá mais qualidade nos serviços de saúde quando o Estado alocar mais recursos e não se restringir ao mínimo constitucional previsto. “Sem recursos não se faz saúde adequada.”
Pecuária
A qualidade genética da pecuária catarinense foi o assunto abordado pelo deputado Reno Caramori (PP). Ele informou sobre os resultados financeiros de leilões realizados recentemente em Caçador e Abelardo Luz e disse que o estado tem se destacado como exemplo em qualidade genética, qualidade de pastagens e sanidade animal. “O desempenho econômico do setor pecuário engrandece Santa Catarina”, frisou.
Agência AL