Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/04/2014 - 12h37min

PMDB de Santa Catarina festeja 48 anos e presta homenagens

Imprimir Enviar

Uma sessão solene às 19 horas da próxima segunda-feira (28), no Plenário Osni Régis, vai comemorar os 48 anos da instalação da primeira executiva catarinense do PMDB. A iniciativa é da bancada estadual, e o líder Moacir Sopelsa considera o ato como oportunidade para os peemedebistas confraternizarem com 24 homenageados, entre os quais está o presidente estadual e vice-governador Eduardo Moreira, ex-deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e militantes que fizeram história do partido. A sessão acontecerá dois dias depois da pré-convenção do PMDB, marcada para esse sábado (26), também na Assembleia Legislativa.

“A história do MDB e do PMDB se confundem com o último meio século de história do Brasil e Santa Catarina. A maior representação política do País lutou para construir a democracia e para melhorar a vida da população”, avalia Sopelsa.

Na sessão especial, devem ser oradores o presidente estadual Eduardo Moreira, Sopelsa em nome da bancada e o ex-deputado-federal e ex-secretário de Estado Odilon Salmória em nome dos homenageados.

Veja a seguir quem são os homenageados pela bancada do PMDB:

Deputada ADA FARACO DE LUCA destaca:

SELMA ELIAS WESTPHAL presidiu o PMDB Mulher de Santa Catarina e assumiu, em 2010, como senadora da República. Pedagoga com atuação como educadora, fez carreira pública em Imbituba e ganhou projeção estadual como secretária adjunta da Educação.

VANDERLEI OLÍVIO ROSSO tem carreira pública identificada com o PMDB e com o resgate da cultura italiana na região de Urussanga, onde ajudou a criar a Festa do Vinho, foi prefeito duas vezes e firmou convênios de amplitude sócio-cultural, econômico e tecnológico com a cidade de Longarone, que lhe rendeu o título de benemerência outorgado pela Embaixada da Itália. Foi deputado estadual entre 1995 e 1999, sendo segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa.

Deputado ALDO SCHNEIDER destaca:

LÚCIA STEFANOVICH é peemedebista histórica e delegada com mais de 40 anos de atividade policial ininterrupta. Sua carreira tem a marca do pioneirismo: foi a primeira delegada mulher no Brasil, em 1972, a primeira mulher a comandar a Polícia Civil no país, em 1990, e também a primeira secretária de Estado da Segurança Pública do Brasil, em 1995. Foi precursora, em Santa Catarina e no país, na criação da delegacia especializada de proteção à mulher, ao menor e ao adolescente, em 1986. É a titular da 5ª DP da Capital.

CLÁUDIO CIMARDI tem 45 anos de militância peemedebista no Alto Vale e exerceu cinco mandatos como vereador em Rio do Sul, várias vezes respondendo pela presidência da Câmara Municipal. Foi três vezes coordenador regional de campanhas peemedebistas ao governo estadual.

Deputado ANTONIO AGUIAR destaca:

EDUARDO PINHO MOREIRA é vice-governador do Estado e presidente do PMDB catarinense. Eleito deputado federal por dois mandatos, entre 1987 e 1982, participou dos trabalhos de elaboração da Constituição de 1988. Foi prefeito de Criciúma, entre 1993 e 1996. Formou a dupla vitoriosa da campanha de 2002, com Luiz Henrique, que reconduziu o PMDB ao governo, a partir de 2003, assumindo como governador em 2006.

WALMOR PAULO DE LUCA exerceu quatro mandatos de deputado federal, entre 1975 e 1991, com a marca da combatividade, desde os tempos do MDB, nas lutas pela redemocratização do país. Ocupou diversas funções de destaque, inclusive na mesa diretora da Câmara dos Deputados. Foi membro da executiva nacional do PMDB, sob a presidência de Ulysses Guimarães. Presidiu a Telesc e levou a telefonia a 80 municípios catarinenses. Na presidência da Casan garantiu água potável a 99% da população dos municípios conveniados com aquela companhia.

Deputado CARLOS CHIODINI destaca:

ADEMAR FREDERICO DUWE é um peemedebista com uma história que se une a força de Jaraguá do Sul. Em 86 foi candidato a deputado estadual pelo PMDB, sendo o terceiro mais votado no Estado. Foi Secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente nos governos de Pedro Ivo, Casildo Maldaner e Paulo Afonso. Duwe foi deputado Constituinte em 88, se elegeu vice-prefeito de Jaraguá em 89 e 91 assumiu como Prefeito em exercício. Em 94 foi candidato a senador e em 95 assumiu novamente a Secretário do Desenvolvimento Urbano de Santa Catarina.

ELIANNE MARIA PERESSONI VIEIRA é médica com especialização em pediatria e acompanha a trajetória política do marido, o ex-governador Paulo Afonso. Filiou-se ao PMDB em 84, onde foi dirigente do Diretório de Canoinhas e durante anos participa do PMDB mulher. Entre janeiro de 95 e dezembro de 98, na condição de primeira-dama do Estado presidiu a Fundação Viva Vida, quando realizou um trabalho de cunho social que marcou época, e abriu o Palácio da Agronômica aos catarinenses, residência oficial da família do governador, onde acolheu em visitação de grupos de idosos.

Deputada DIRCE HEIDERSCHEIDT destaca:

IVETE MARLI APPEL DA SILVEIRA organizou movimentos femininos de mobilização do PMDB em diversas campanhas políticas. Casada com o senador Luiz Henrique da Silveira, ela desenvolveu ações na área social já como primeira-dama do município de Joinville por três mandatos, assessorando como voluntária e sem remuneração a secretaria do Bem Estar Social. Também presidiu a Fundação Nova Vida durante os dois mandatos de Luiz Henrique a frente do governo catarinense.

RIVALDO ANTÔNIO MACARI é um peemedebista muito benquisto e tem sólidas ligações com as regiões sul e serrana. Formado em direito, com origem familiar em Urussanga, foi promotor até se eleger deputado estadual, em 1986. Exerceu as funções de secretário de Estado da Justiça e Cidadania e da Segurança Pública. Reelegeu-se à Assembleia legislativa e depois foi deputado federal. Em 2004, tornou-se prefeito em Bom Jardim da Serra, sendo reeleito e conduzido à presidência da Amures.

Deputado EDISON ANDRINO destaca:

ANITA MARIA SILVEIRA PIRES é empresária com envolvimento em ações direcionadas ao desenvolvimento do turismo de eventos e ao planejamento estratégico, mas sua história de vida tem a marca indelével de suas participações na vida partidária desde o período em que o MDB lutava pela redemocratização do país, sendo a primeira mulher a presidir o diretório estadual catarinense. Foi secretária da Educação de Florianópolis e participou dos governos estaduais do PMDB, a frente da Secretaria do Planejamento e Fundação Catarinense de Cultura.

EUGÊNIO DOIN VIEIRA (1926 – 2009 / in memorian) foi deputado federal em sua primeira candidatura política e na primeira eleição que o MDB disputou. Atuante contra o regime de exceção, apontado entre as principais lideranças da Câmara à época, lutou contra a ditadura e ajudou muitos perseguidos pelo regime militar. Foi cassado e afastado compulsoriamente da atividade de professor universitário na UFSC. Foi servidor federal da Fazenda e tornou-se advogado tributarista. Tinha ligação com várias entidades sociais.

Deputado MANOEL MOTA destaca:

GECI GELTRUDES CASAGRANDE marca o pioneirismo da mulher política no extremo sul catarinense, com sua forte liderança e capacidade administrativa. Iniciava seu primeiro mandato como vereadora em Sombrio, em 1989, quando Santa Rosa do Sul se emancipou. Renunciou e concorreu outra vez à Câmara do novo município, garantindo sua representação política. Adiante foi prefeita de Santa Rosa e alcançou a reeleição, comandando o município entre 2005 e 2012.

STÉLIO CASCAES BOABAID foi prefeito de Tubarão no final da década de 60 e deputado estadual por três legislaturas, entre 1979 e 1991. Foi o primeiro peemedebista a tornar-se presidente da Assembleia Legislativa, em 1985. Médico que nunca interrompeu suas atividades profissionais, apesar do envolvimento com a política ele segue atendendo pacientes aos 92 anos, ajudando de forma gratuita a pessoas com problemas de saúde.

Deputado MAURO DE NADAL destaca:

JOÃO ZANROSSO NETTO é vereador em Romelândia, no extremo-oeste catarinense, desde a primeira de oito eleições consecutivas, em 1982. A longevidade política na Câmara Municipal tem ligação direta com os serviços prestados à comunidade. Já ocupou as principais funções no legislativo municipal, mas sua marca é a de um peemedebista que gosta de estar nas ruas em contato com a população, construindo soluções e avanços na qualidade de vida das pessoas.

ANDRÉ MAX TORMEN é o mais jovem prefeito do PMDB no extremo-oeste catarinense, eleito em 2012, aos 30 anos, para comandar a administração municipal de Águas de Chapecó. Com formação em agronomia e como agente de desenvolvimento regional, antes de ser prefeito foi secretário municipal da Agricultura. Mostra o perfil de gestor público moderno e sintonizado com as necessidades de sua comunidade, acumulando também a presidência do Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente Ibere.

Deputado MOACIR SOPELSA destaca:

CID CAESAR DE ALMEIDA PEDROSO (1927 – 1993 / in memorian) foi fundador do MDB e colocou seu nome para disputar vaga ao Senado em 1966, para dar visibilidade à oposição ao regime de exceção. Fez história com seu exemplo de retidão política. Foi escrivão, advogado, consultor político antes de iniciar sua carreira política como vereador em Campos Novos, em 1954. Foi deputado estadual em duas legislaturas e exerceu a liderança da bancada em 1980. Foi também desembargador do Tribunal de Justiça, nomeado em 1980.

LUIZ SUZIN MARINI tem entre as principais marcas de sua personalidade a simplicidade e a cordialidade. Assim Luizinho construiu relações e marcou sua vida pública como um político bom de votos, para vereador e prefeito em Concórdia, onde exerceu o comando do executivo municipal em dois mandatos, e como deputado estadual, chegando a Assembleia Legislativa em 1990 como o mais votado peemedebista. Com reconhecidos serviços prestados, foi reeleito deputado, e eleito conselheiro do Tribunal de Contas em 1995, o primeiro egresso do PMDB.

Deputado RENATO HINNIG destaca:

LAINE MARIA DE NADAL é exemplo de mulher que não se curva às adversidades da vida e de envolvimento comunitário. Ajudou a criar, organizar e fomentar o serviço voluntário em mais de 50 municípios do oeste, ajudando e incentivando Redes Femininas de Combate ao Câncer, Apaes, Grupos de Mulheres Voluntárias, Clubes de Mães, grupos de idosos e esportivos. Também esteve sempre próxima da vida política: seu pai e o sogro foram prefeitos de Caibi, onde nasceu. O marido também, e Laine acompanhou Herneus de Nadal em cinco mandatos como deputado estadual, até ele tornar-se conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Hoje, é exemplo de superação e amor à vida.

JOÃO BATISTA MATOS é liderança peemedebista que fez história identificada com o Alto Vale, onde foi educador com atuação em vários municípios. Eleito deputado estadual em 1986, permaneceu na Assembleia Legislativa por dois mandatos e liderou a bancada em 1991 e 1992. Em seguida, exerceu quatro mandatos consecutivos como deputado federal, se licenciado duas vezes na Câmara dos Deputados para exercer cargos de secretário estadual da Educação, e adiante secretário de Coordenação e Articulação.

Deputado ROMILDO TITON destaca:

SAULO VIEIRA sempre foi considerado um grande 'costureiro' do MDB, que ajudou a fundar, e do PMDB, que ele seguiu auxiliando a construir. Advogado tarimbado, com muita experiência nos bastidores da política, foi grande conselheiro de lideranças do partido em momentos difíceis, desde os tempos em que até lançar candidaturas era um desafio. Saulo presidiu o diretório estadual e faz parte da história viva do partido. Procurador da Assembleia Legislativa, conselheiro da OAB/SC, é presidente do Sapiens Parque.

MILTON MARTINI é um peemedebista com articulação nas esferas de decisão do partido, com experiência em várias funções destacadas da administração pública. Auditor fiscal da Fazenda estadual, com formação em administração, Martini já foi secretário de Estado da Comunicação, da Casa Civil, presidente da Casan e, mais recentemente, secretário da Administração.

Deputado VALDIR COBALCHINI destaca:

FRANCISCO ORESTES LIBARDONI se elegeu deputado federal pela primeira vez em 1970, com mais de 52 mil votos, marca significativa à época, mostrando sua representação no oeste catarinense. Exerceu três mandatos consecutivos, como parlamentar combativo e identificado com a agricultura. Depois foi secretário do Oeste, em Chapecó, a frente da única estrutura descentralizada do governo, administrando importantes ações em 43 municípios sob sua área de abrangência. Em 2008, foi secretário do Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste, município onde se projetou na vida pública.

ODILON SEBASTIÃO SALMÓRIA exerceu mandato na Câmara dos Deputado, entre 1983 e 1987, justamente o período de transição entre o regime militar e a redemocratização do país. Advogado e empresário em Videira, no governo Pedro Ivo assumiu a função de secretário estadual de Ciência e Tecnologia, e foi responsável pela implantação do centro biotecnológico de Joinville. Sua competência e o espírito público são marcas que valorizam sua atuação, reconhecida pelos peemedebistas.

 

Assessoria da Bancada do PMDB

Evory Pedro Schmitt (48) 9922.0359

Voltar