PMDB celebra 48 anos de fundação em SC com sessão solene no Parlamento
Para marcar os 48 anos da fundação do Movimento Democrático Brasileiro em Santa Catarina, que daria origem ao PMDB, a Assembleia Legislativa promoveu sessão especial na noite desta segunda-feira (28) para celebrar o aniversário do partido. O ex-governador Paulo Afonso Viera, diversas lideranças estaduais e regionais, deputados estaduais e federais e militantes peemedebistas prestigiaram a sessão e fizeram questão de reforçar a imagem de maior agremiação política de Santa Catarina e do Brasil que a sigla detém.
“O PMDB de Santa Catarina tem o melhor desempenho do Brasil. Foi fundado por pessoas que tinham ideais para o Brasil. Grandes estadistas que contribuíram para Santa Catarina e para o Brasil”, declarou o vice-governador e presidente estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira.
Nas eleições de 2008, o partido recebeu mais de 1 milhão de votos. Em 2012, elegeu 105 prefeitos e 871 vereadores em todas as regiões do estado. Segundo o diretório estadual, são mais de 180 mil filiados nos 295 diretórios municipais catarinenses.
O presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), prefeito de Taió, falou em nome dos gestores peemedebistas. “Estamos à frente mais de 140 municípios com prefeitos ou vices, o que representa quase 50% dos municípios catarinenses. Isso demonstra a grandiosidade, a organização e a mobilização em todas as cidades do estado. O reflexo está nas urnas”, destacou.
Maior bancada na Assembleia
No Parlamento, a bancada do PMDB é a maior da casa com 10 cadeiras. Dois deputados peemedebistas exercem, ainda, a suplência na Assembleia Legislativa, sendo que o deputado Renato Hinnig encontra-se licenciado. Também fazem parte da bancada as deputadas Ada de Luca e Dirce Heiderscheidt, e os deputados Antonio Aguiar, Aldo Schneider, Carlos Chiodini, Edison Andrino, Mauro de Nadal, Moacir Sopelsa, Romildo Titon, Valdir Cobalchini e Manoel Mota, segundo secretário da Mesa, que conduziu a solenidade especial.
O líder peemedebista deputado Moacir Sopelsa falou em nome dos colegas enaltecendo o espírito democrático do partido, a luta pela liberdade e o espírito de união. “Aqui somos todos irmãos nesta solenidade. Nosso partido tem história de luta empreendida pela democracia e pela liberdade. São lideranças que se desprenderam de si em defesa da sociedade”, discursou Sopelsa, enumerando as conquistas do partido no período pós Ditadura Militar.
A solenidade foi proposta pela bancada do PMDB que prestou homenagens a 24 personalidades do partido, entre os quais a ex-presidente do PMDB Mulher, Selma Elias Westphal, que falou em nome dos homenageados destacando a história feminina na busca pela democracia. “Em todos os municípios temos mulheres que militam, trabalham e se destacam como líderes”, refletiu.
História
A instalação da primeira executiva catarinense do PMDB (antigo MDB) ocorreu no dia 23 de abril de 1966. No ano de 1986, a sigla elegia o primeiro governador, Pedro Ivo Campos. Em 1994, Paulo Afonso é eleito governador pelo PMDB. A vitória ao governo do estado com chapa pura viria em 2002 com Luiz Henrique da Silveira, que venceria novamente a eleição em 2006. Hoje o partido faz parte do governo Raimundo Colombo (PSD) com Eduardo Pinho Moreira como vice.
Indicados para homenagens da bancada do PMDB
- Deputada Ada Faraco de Luca
Selma Elias Westphal
Vanderlei Olívio Rosso
- Deputado Aldo Schneider
Lúcia Stefanovich
Cláudio Cimardi
- Deputado Antonio Aguiar
Eduardo Pinho Moreira
Walmor Paulo de Luca
- Deputado Carlos Chiodini
Ademar Frederico Duwe
Elianne Maria Peressoni Vieira
- Deputada Dirce Heiderscheidt
Ivete Marli Appel Da Silveira
Rivaldo Antônio Macari
- Deputado Edison Andrino
Anita Maria Silveira Pires
Eugênio Doin Vieira (in memorian)
- Deputado Manoel Mota
Geci Geltrudes Casagrande
Stélio Cascaes Boabaid
- Deputado Mauro De Nadal
João Zanrosso Netto
André Max Tormen
- Deputado Moacir Sopelsa
Cid Caesar De Almeida Pedroso (in memorian)
Luiz Suzin Marini
- Deputado Renato Hinnig
Laine Maria de Nadal
João Batista Matos
- Deputado Romildo Titon
Saulo Vieira
Milton Martini
- Deputado Valdir Cobalchini
Francisco Orestes Libardoni
Odilon Sebastião Salmória
Rádio AL