Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
29/04/2014 - 10h35min

PMDB celebra 48 anos de fundação em SC com sessão solene no Parlamento

Imprimir Enviar
História do partido foi celebrada. Foto: Fábio Queiroz/Agência AL

Para marcar os 48 anos da fundação do Movimento Democrático Brasileiro em Santa Catarina, que daria origem ao PMDB, a Assembleia Legislativa promoveu sessão especial na noite desta segunda-feira (28) para celebrar o aniversário do partido. O ex-governador Paulo Afonso Viera, diversas lideranças estaduais e regionais, deputados estaduais e federais e militantes peemedebistas prestigiaram a sessão e fizeram questão de reforçar a imagem de maior agremiação política de Santa Catarina e do Brasil que a sigla detém.

“O PMDB de Santa Catarina tem o melhor desempenho do Brasil. Foi fundado por pessoas que tinham ideais para o Brasil. Grandes estadistas que contribuíram para Santa Catarina e para o Brasil”, declarou o vice-governador e presidente estadual do PMDB, Eduardo Pinho Moreira.

Nas eleições de 2008, o partido recebeu mais de 1 milhão de votos.  Em 2012, elegeu 105 prefeitos e 871 vereadores em todas as regiões do estado. Segundo o diretório estadual, são mais de 180 mil filiados nos 295 diretórios municipais catarinenses.

O presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), prefeito de Taió, falou em nome dos gestores peemedebistas.  “Estamos à frente mais de 140 municípios com prefeitos ou vices, o que representa quase 50% dos municípios catarinenses. Isso demonstra a grandiosidade, a organização e a mobilização em todas as cidades do estado. O reflexo está nas urnas”, destacou.

Maior bancada na Assembleia
No Parlamento, a bancada do PMDB é a maior da casa com 10 cadeiras. Dois deputados peemedebistas exercem, ainda, a suplência na Assembleia Legislativa, sendo que o deputado Renato Hinnig encontra-se licenciado. Também fazem parte da bancada as deputadas Ada de Luca e Dirce Heiderscheidt, e os deputados Antonio Aguiar, Aldo Schneider, Carlos Chiodini, Edison Andrino, Mauro de Nadal, Moacir Sopelsa, Romildo Titon, Valdir Cobalchini e Manoel Mota, segundo secretário da Mesa, que conduziu a solenidade especial.

O líder peemedebista deputado Moacir Sopelsa falou em nome dos colegas enaltecendo o espírito democrático do partido, a luta pela liberdade e o espírito de união. “Aqui somos todos irmãos nesta solenidade. Nosso partido tem história de luta empreendida pela democracia e pela liberdade. São lideranças que se desprenderam de si em defesa da sociedade”, discursou Sopelsa, enumerando as conquistas do partido no período pós Ditadura Militar.

A solenidade foi proposta pela bancada do PMDB que prestou homenagens a 24 personalidades do partido, entre os quais a ex-presidente do PMDB Mulher, Selma Elias Westphal, que falou em nome dos homenageados destacando a história feminina na busca pela democracia. “Em todos os municípios temos mulheres que militam, trabalham e se destacam como líderes”, refletiu.

História
A instalação da primeira executiva catarinense do PMDB (antigo MDB) ocorreu no dia 23 de abril de 1966. No ano de 1986, a sigla elegia o primeiro governador, Pedro Ivo Campos. Em 1994, Paulo Afonso é eleito governador pelo PMDB. A vitória ao governo do estado com chapa pura viria em 2002 com Luiz Henrique da Silveira, que venceria novamente a eleição em 2006. Hoje o partido faz parte do governo Raimundo Colombo (PSD) com Eduardo Pinho Moreira como vice.

Indicados para homenagens da bancada do PMDB
- Deputada Ada Faraco de Luca
Selma Elias Westphal
Vanderlei Olívio Rosso

- Deputado Aldo Schneider
Lúcia Stefanovich
Cláudio Cimardi

- Deputado Antonio Aguiar
Eduardo Pinho Moreira
Walmor Paulo de Luca
- Deputado Carlos Chiodini
Ademar Frederico Duwe
Elianne Maria Peressoni Vieira

- Deputada Dirce Heiderscheidt
Ivete Marli Appel Da Silveira
Rivaldo Antônio Macari

- Deputado Edison Andrino
Anita Maria Silveira Pires
Eugênio Doin Vieira (in memorian)

- Deputado Manoel Mota
Geci Geltrudes Casagrande
Stélio Cascaes Boabaid

- Deputado Mauro De Nadal
João Zanrosso Netto
André Max Tormen

- Deputado Moacir Sopelsa
Cid Caesar De Almeida Pedroso (in memorian)
Luiz Suzin Marini

- Deputado Renato Hinnig
Laine Maria de Nadal
João Batista Matos

- Deputado Romildo Titon
Saulo Vieira
Milton Martini

- Deputado Valdir Cobalchini
Francisco Orestes Libardoni
Odilon Sebastião Salmória

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar