Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
04/04/2017 - 18h18min

Policial é homenageada por auxiliar a salvar criança engasgada

Imprimir Enviar
A soldado PM Kátia Longen recebe moção dos deputados Ismael dos Santos (e) e Milton Hobus

A soldado da Polícia Militar de Santa Catarina Kátia Regina Longen foi homenageada na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (4). Ela recebeu das mãos do deputado Ismael dos Santos (PSD) uma moção de aplauso aprovada pelos deputados no último dia 28. Por telefone, ela passou orientações que evitaram que uma criança morresse engasgada.

O caso ocorreu em 11 de fevereiro, no município de Vidal Ramos, no Alto Vale do Itajaí. A soldado Kátia, que está lotada na Polícia Militar em Ituporanga, atendeu ao telefonema de um pai desesperado. Ele relatava que a filha, de pouco mais de um ano de idade, estava roxa e respirava com dificuldades após ingerir bolachas. A menina estava engasgada e não respondia aos chamados do pai.

“Na hora eu passei as orientações para que ele desse tapinhas nas costas dela. Ela cuspiu um pedaço de bolacha, mas continuou com dificuldades de respirar. Depois, eu o orientei a dar um leve empurrão na barriga dela. Foi aí que ela cuspiu o restante do biscoito e voltou a respirar normalmente”, conta a policial, que ainda não se encontrou com o pai e a menina.

Kátia, que está na PM há seis anos, é mãe de uma menina de um ano de idade. Na hora, ela conseguiu manter a frieza e passar as orientações. “Parei por alguns segundos, consegui ficar tranquila e passar as instruções de forma automática. Depois que desliguei o telefone, caí no choro”, lembra.

A entrega da moção foi acompanhada por policiais militares e pelo deputado Milton Hobus (PSD). Autor da moção, Ismael dos Santos ressaltou a importância de reconhecer as boas atitudes dos policiais militares. “A PM e a segurança como um todo são muito cobrados e com razão. Mas quando há momentos como esse é preciso reconhecer. São atos que engrandecem a corporação e nos deixam orgulhosos enquanto catarinenses”, disse.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar