02/09/2009 - 17h02min
Plenário aprova projeto de estímulo ao plantio e preservação da erva-mate
De autoria do deputado Antônio Aguiar (PMDB), o Plenário aprovou, na tarde desta quarta-feira (2), o Projeto de Lei nº 101/08, que visa estimular o plantio, preservação e manejo da erva-mate ilex paraguariensis, árvore da família aquifoliacea, além do aproveitamento industrial em Santa Catarina. Para o autor da matéria, a iniciativa prevê incentivo ao plantio e preservação do mate a partir de um inventário que deverá identificar e quantificar plantios e espécie. “Essa ação será realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural”, adiantou o autor.
Em sua justificativa, Aguiar ressaltou que o projeto vai estimular a agroindústria da erva-mate com políticas públicas para o aumento da produção, ampliando a geração de empregos e tributos aos municípios catarinenses e assegurando ao agricultor sua renda necessária para viver. “Considerada como principal propriedade a sua atuação estimulante digestiva, valioso coadjuvante na eliminação do colesterol e diurético, a erva-mate tem sido considerada um elixir da longa vida.“
Aguiar acredita que a aprovação trará benefícios para a sociedade, uma vez que o Brasil possui um total de terras 450.000 Km2 com plantio, situados nas regiões Centro-Norte do Rio Grande do Sul, quase todo o estado de Santa Catarina, Centro-Sul e Sudoeste do Paraná, Sul de Mato Grosso do Sul, além de manchas de produção em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. (Tatiani Magalhães/Divulgção Alesc)