Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/06/2013 - 21h34min

Piscicultores de São Ludgero recebem informações sobre o Plano Safra

Imprimir Enviar
Seminário também abordou problemas enfrentados pela piscicultura regional. FOTO: Alberto Neves/Agência AL

São Ludgero, no Sul do estado, um dos principais produtores de tilápia de Santa Catarina, recebeu na tarde desta sexta-feira (28) o seminário sobre o Plano Safra da Pesca e Aquicultura do governo federal, promovido pela Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa. No encontro, piscultores da cidade e dos municípios vizinhos de Braço do Norte e Orleans receberam informações sobre os R$ 4,1 bilhões disponibilizados pela União para investimento, custeio, comercialização e compra de equipamentos.

Apesar de desenvolvida, a piscicultura regional também tem seus problemas. Um deles é a concorrência com o panga, peixe vindo da Ásia que, apesar de importado, chega ao consumidor brasileiro mais barato que o produto catarinense. Autoridades e piscicultores acreditam que o aumento no consumo da carne de peixe por parte da população e do poder público, aliado a um regime tributário mais favorável, pode ampliar ainda mais a produção regional.

“Temos ainda muito o que explorar no nosso município e também na região. Hoje o peixe não é mais uma renda complementar pra muitos agricultores, e se transformou na renda principal”, afirma o prefeito de São Ludgero, Volnei Weber.

Expansão
Segundo Luiz Marcos Bora, gerente regional da Epagri em Tubarão, os cerca de 10 municípios da região com forte atuação na piscicultura contam com mais de 1,6 mil produtores, entre profissionais e amadores, que respondem por uma produção média anual de 3,5 mil toneladas de peixe. A maioria dessa produção – 90% - é de tilápia.

“Nossa produção tem crescido ano a ano. Temos tecnologia, assistência técnica, estamos construindo um novo frigorífico em Braço do Norte. Mas precisamos de uma ação forte de marketing que estimule o consumo do peixe, que torne o seu consumo um hábito, que mostre que o peixe de água doce é uma proteína saborosa, barata e de excelente qualidade”, afirmou Bora. Ele também criticou a importação do panga e cobrou das autoridades estaduais medidas para dificultar a entrada desse produto no mercado catarinense.

O presidente da Associação dos Piscicultores de São Ludgero, Silvio José Pickler, defendeu a desoneração do filé da tilápia para viabilizar sua inclusão na merenda escolar. “Da forma como é tributado hoje, o filé chega muito caro. Por isso, em São Ludgero, o produto é servido aos estudantes apenas uma vez por mês”, disse.

Os participantes do seminário também criticaram o sistema de inspeção alimentar. Atualmente, ele é feito por município, o que impede que o pescado vendido numa cidade seja comercializando em outra onde o sistema de inspeção é diferente. Uma das alternativas é discutir um sistema único de inspeção que permita a venda em todo o território nacional.

“Notamos também que a assistência técnica é uma demanda, assim como a importação de peixe. Temos que dialogar com o governo sobre o controle da entrada desse produto, além de estimular o consumo do nosso peixe pelos mercados institucionais”, considerou o deputado Dirceu Dresch (PT), presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia.

O parlamentar informou que o Legislativo catarinense vai realizar no dia 10 de julho uma audiência pública em Florianópolis que discutirá a situação da piscicultura, aquicultura e maricultura no estado, com ênfase para os problemas enfrentados pelos pescadores artesanais. “Precisamos trabalhar no desenvolvimento de políticas públicas que incentivem essas atividades e resolver alguns gargalos, como a falta de licenciamento ambiental. A pesca, devido ao crescimento da demanda por alimentos, se transformou numa excelente opção de renda para a agricultura familiar”, completou Dresch.

Saiba mais
Lançado em 2012, o Plano Safra da Pesca e Aquicultura disponibiliza recursos da ordem de R$ 4,1 bilhões para investimento, custeio, comercialização e compra de equipamentos. O superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura em Santa Catarina, Horst Doering, participou da audiência e informou aos participantes os detalhes do plano safra.

A meta do governo federal com o plano safra é dobrar a produção nacional de pescado até 2014. Mais informações no site www.mpa.gov.br/safra.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar