13/06/2012 - 16h30min
Pioneirismo em pagamento de serviços ambientais rende título a São Bento do Sul
O município de São Bento do Sul foi reconhecido como pioneiro no pagamento de serviços ambientais em Santa Catarina, com a aprovação do Projeto de Lei 154/12, de autoria do deputado Sílvio Dreveck (PP). O Plenário aprovou a matéria em primeiro turno durante a sessão da tarde de hoje (13).
Dreveck justifica o título concedido a São Bento do Sul “pelas ações desenvolvidas de forma integral e participativa, direta e indiretamente, pelo poder público municipal, seus parceiros e a sociedade civil, nas práticas socioambientais”. Segundo o deputado, as ações ambientais são contínuas desde trajetória histórica e de sucesso da criação do Consórcio Intermunicipal Quiriri, que fortalece o relacionamento entre os municípios regionais, favorecendo a qualidade de vida.
O programa de pagamento por serviços ambientais criado pela administração de São Bento do Sul, denominado Produtor de Água do Rio Vermelho, repassa incentivo financeiro aos proprietários de terras situadas na Área de Proteção Ambiental Rio Vermelho/Humboldt. O projeto conta com 18 propriedades cadastradas, que protegem 44,85 hectares de vegetação nativa, às margens do manancial de água que abastece o município. (Lisandrea Costa)