Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/08/2014 - 16h41min

Pesquisa aponta intenção de gasto médio mais alto nas compras para Dia dos Pais

Imprimir Enviar
Pesquisa foi feita em SC pela Fecomércio e pela FCDL. FOTO:Renato Araújo/ABr

A expectativa de gasto médio dos catarinenses com as compras para o Dia dos Pais deste ano é mais alta do que no ano passado, passando de R$ 143,49 para R$ 166,44. É o que revela a Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia dos Pais 2014, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC) e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC).

O estudo, que tem o objetivo de orientar os empresários e revelar as principais tendências de compras, foi realizado com 2.800 pessoas, entre os dias 21 e 23 de julho, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Segundo o assessor econômico da Fecomércio, Maurício Molinari, a evolução da renda tem um papel fundamental para a expectativa positiva de gasto médio, já que a percepção de melhor situação financeira por parte das famílias gera otimismo em relação às datas especiais. "A renda continua aumentando e faz com que as pessoas prospectem um gasto médio superior ao do ano passado. O crescimento real, acima da inflação, é de 9% em comparação a 2013", disse. "Também está associada ao fato de que 48% das famílias declararam que estão em situação financeira melhor do que no mesmo período do ano anterior, enquanto só 14% afirmaram o contrário", acrescentou.

No entanto, os dados de consumo das famílias mostram que o otimismo em relação à situação financeira não se consolida em crescimento significativo das vendas. "Como tivemos um grande aumento na taxa de juros, as condições de compra estão piores do que eram anteriormente. Mesmo que as famílias tenham crescimento da renda, estejam otimistas em relação ao consumo, no momento da compra não encontram as condições de financiamento adequadas para o seu bolso, então optam por parar de comprar", avaliou Molinari.

Na análise do assessor econômico da Fecomércio, o volume de vendas para o Dia dos Pais em Santa Catarina em 2014 deve ser menor em comparação aos últimos anos. "Se até 2013 tínhamos um crescimento de 4% em cada data sazonal, este ano fica em torno de 0,5% e 1%, bastante aquém do que verificávamos anteriormente." (com informações da Assessoria de Comunicação da Fecomércio/SC)

Tendências:

  • De acordo com a pesquisa, o comércio de rua é o local preferido dos consumidores para garantir o presente do Dia dos Pais (66,3%). O shopping center é a outra opção mais lembrada entre os entrevistados (24,8%).
  • A maioria dos consumidores (53,3%) planeja presentear os pais com produtos do setor de vestuário. Os perfumes e cosméticos representam 12,5% da preferência e os calçados, 11%.
  • A intenção de 70% dos consumidores é pagar as compras em dinheiro. Cerca de 67% dos entrevistados afirmou, também, que pretende fazer pesquisa de preço antes de fechar a compra.
Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar