Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
19/06/2013 - 19h19min

Pescadores do Extremo Sul pedem desassoreamento do Rio Mampituba

Imprimir Enviar
Encontro reuniu autoridades e representantes dos pescadores. Foto: Carlos Kilian

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), recebeu na tarde de hoje uma comitiva do município de Passo de Torres que reivindicou apoio político para a viabilização do desassoreamento da barra do rio Mampituba que dá acesso ao mar, no Extremo Sul do estado. A pesca responde por 60% da economia local e a última obra no canal foi realizada em 2007.

Segundo Adriano Joaquim, presidente da Colônia de Pescadores, são necessários pelo menos 3 metros de fundura na foz do rio para a passagem segura das embarcações que chegam a 20 metros de comprimento. A altura dos molhes, que formam o canal, é apontada como uma das causas do assoreamento. “É um problema que atrasa nossa atividade e nossa economia”, relatou o pescador ao alertar que vários acidentes já ocorreram no local.

Na última obra realizada, a draga foi contratada pela Prefeitura em parceria com uma empresa local que comercializou uma parte da areia retirada. Porém, a falta de licenciamento ambiental e a grande quantidade de material ainda ser retirado impediram a finalização da obra. Presente na audiência nesta tarde, o prefeito da cidade, Juarez Godinho Scheffer (DEM), afirmou que não há estudo técnico e nem previsão exata dos custos para a obra.

Ponticelli ressaltou a necessidade deste levantamento técnico para que, em conjunto com os demais deputados, possa buscar o apoio político necessário para a realização da obra. “É uma importante atividade econômica que merece nossa atenção. A partir deste levantamento, teremos mais força para conseguir os recursos”, ponderou.

O secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, afirmou que até o fim desta semana providenciará um estudo técnico junto à Cidasc, para se especificar o equipamento e as licenças ambientais necessárias, os custos e a quantidade de areia a ser retirada. Spies afirmou que o problema merece toda atenção e empenho da secretaria. “Temos cerca de cinco dragas em funcionamento no estado, precisamos conhecer o tamanho do problema e se temos condições de utilizar nossa estrutura ou se será necessário convênio para a obra”.

Spies encaminhará o estudo ao Parlamento por meio da Comissão de Agricultura e Pesca, que promoveu recente audiência pública em Passo de Torres. Segundo o deputado Dirceu Dresch (PT), que preside a comissão, é necessário também o aumentos dos molhes no canal do rio Mampituba. Um levantamento aponta custos na ordem de R$ 13 milhões para esta obra. “Há demandas urgentes, de médio e longo prazo, que precisam de respostas”, disse Dresch.

Os deputados José Milton Scheffer (PP), Ana Paula Lima (PT), José Nei Ascari (PSD), Jailson Lima (PT) e Valmir Comin (PP) participaram da audiência e fizeram coro nas reivindicações dos pescadores. Representantes do comércio e do Poder Legislativo do município também foram ouvidos.

Voltar