Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/05/2014 - 12h49min

Pescadores protestam e pedem liberação de redes para pesca da tainha

Imprimir Enviar

Pescadores artesanais de várias cidades do litoral catarinense protestaram, na manhã desta sexta-feira (23), em frente à Assembleia Legislativa pedindo a liberação das “redes aneladas” para a pesca da tainha. No ano passado, o grupo conseguiu a liberação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), porém sem a concordância do Ministério do Meio Ambiente, o que motivou ação do Ministério Público Federal (MPF) impedindo a pesca artesanal em alto mar com a rede anelada.

O deputado Dirceu Drech (PT), presidente da Comissão da Pesca e Aquicultura, recebeu o grupo de pescadores e intermediou um contanto telefônico com Henrique Almeida, diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Pesca Artesanal do MPA. Almeida confirmou que a autorização deve ser conjunta, de acordo com a orientação do Ministério Público Federal.

Ivo da Silva, presidente da Federação dos Pescadores do Estado de Santa Catarina, disse que há “uma questão de ego” entre os dois ministérios. “Enquanto isso, os pescadores não podem sair ao mar com medo da fiscalização”, disparou.

“Estamos tentando ainda uma liminar contra a decisão do MP para sair ao mar ainda hoje. Tem frio, tem vento sul e as tainhas estão passando. Quem vai pagar os empréstimos dos pescadores? A tainha é uma vez e pronto”, explicou Silva.

Dirceu Dresch prometeu novos contatos em Brasília para acelerar a autorização, enquanto Paulo Guilherme Cabral, secretário nacional de Extrativismo e Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, está levando à capital federal cópia do processo de autorização da pesca artesanal da tainha. “Vamos verificar e buscar solução”, disse Cabral.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar