Pela 1ª vez, conselho estadual terá representação dos estudantes
Pela primeira vez em seus 52 anos de existência, o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE) terá entre seus membros um representante do movimento estudantil. Na tarde desta segunda-feira (16), foram empossados os dois novos conselheiros do colegiado responsável pelas diretrizes da educação no Estado: o ex-deputado e ex-secretário de Estado da Educação João Batista Matos e o presidente da União Catarinense dos Estudantes (UCE), Yuri Becker dos Santos. A cerimônia foi realizada na sede do CEE, em Florianópolis, na presença de várias autoridades, entre elas o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps; o senador Casildo Maldaner (PMDB); o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP) e a deputada Angela Albino (PCdoB).
A posse do presidente da UCE atende a uma alteração na legislação do conselho, feita em 2005, que ampliou a participação da sociedade civil na composição do colegiado, oferecendo cadeiras ao sindicato dos trabalhadores da educação (Sinte), à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime) e à entidade que representa os estudantes de Santa Catarina.
“É uma honra assumir essa cadeira”, disse Yuri, que é estudante de Direito do Centro Universitário de Brusque. “Nossa gestão na UCE segue uma linha na qual não apenas criticamos e cobramos, mas, também, participamos do debate e ajudamos a melhorar a qualidade do ensino”, completou.
Já o professor João Matos ocupa uma das cadeiras reservadas ao Poder Executivo. Com vasta experiência na educação, ele foi secretário municipal de Educação de Ibirama, secretário de Estado de Educação, deputado estadual e federal. “Quero colocar a serviço do conselho a experiência que tenho na educação”, afirmou Matos.
O presidente do CEE, Maurício Fernandes Pereira, afirmou que a chegada dos dois novos conselheiros engrandece ainda mais o trabalho do conselho. “Estamos unindo a experiência do professor João Matos com a importância da representação dos estudantes, na figura do Yuri”, disse.
Para o deputado Joares Ponticelli, a posse dos novos conselheiros, em especial a chegada da UCE, torna o CEE mais plural e completo. “Todas as entidades ligadas à educação estão representadas e serão ouvidas, o que torna o nosso conselho referência para o país”, destacou o presidente da Assembleia.
Já deputada Angela Albino afirmou que, além da experiência de João Matos, a chegada do presidente da UCE dará, ao conselho de Educação, “o olhar do movimento estudantil que tanto faz falta”.
Agência AL