27/06/2012 - 12h20min
Participantes do Parlamento Jovem aprendem sobre o funcionamento das comissões parlamentares
Os 40 estudantes selecionados para participar do Programa Parlamento Jovem, coordenado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, tiveram na manhã desta quarta-feira (27) palestras sobre processo legislativo e aprenderam, na prática, como é o funcionamento de uma comissão temática da Assembleia Legislativa.
A coordenadora da Escola, Carla Maria Evangelista Vieira Pedrozo, destaca que o trabalho, realizado sob a supervisão de consultores legislativos e de servidores das Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Tributação, possibilita aos alunos vivenciarem as funções exercidas pelos parlamentares. “Após aprender todo o processo legislativo, os estudantes elegeram seus presidentes de comissão, apresentaram e analisaram projetos. Ouvi de muitos jovens que, após estas aulas, mudaram completamente a visão negativa que tinham do Parlamento catarinense”, disse.
Representante da EEB Professora Adélia Cabral Varejão, de Laguna, Lhais Cardoso Fernandes, destacou a importância do programa para a conscientização política das novas gerações. “Às vezes encaramos a política como uma obrigação dos outros. Precisamos fazer a nossa parte e participar mais”, afirmou.
Eleita presidente da Comissão de Finanças, a estudante de 17 anos pretende também aprovar três projetos enviados pela sua escola. Entre eles, uma proposta envolvendo o boto-cinza, presente no litoral de Laguna. “O boto-cinza já é patrimônio natural do nosso município. Agora queremos torná-lo também de todo o estado”, disse. (Alexandre Back)