Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/06/2014 - 11h29min

Assembleia Legislativa renova parceria com Câmara Mirim de Biguaçu

Imprimir Enviar
Vereador mirim Bruno Lima da Silva apresenta relatório ao presidente Joares Ponticelli FOTO: Jonas Lemos/Agência AL

O presidente interino da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), recebeu hoje (3) uma comitiva da Câmara de Vereadores de Biguaçu. Os visitantes apresentaram ao presidente o relatório das atividades do programa Câmara Mirim em 2013 e solicitaram a renovação de parceria. Pelo segundo ano consecutivo, o Poder Legislativo vai viabilizar a participação de membros da Mesa Diretora em encontro nacional de vereadores mirins, em Brasília.

A Câmara Mirim de Biguaçu é composta de 15 vereadores titulares e 15 suplentes, eleitos entre os estudantes do município e com mandato de dois anos. Um dos vereadores mirins é oriundo de escola indígena e outro de escola especial, um diferencial do programa de Biguaçu, de acordo com a professora Márcia Rodrigues de Azevedo. Dentre outras atividades, os alunos participam de uma aula semanal e realizam uma sessão mensal no plenário da Câmara de Vereadores. Também se engajam em campanhas de cidadania, como a arrecadação de agasalhos e atividades de educação ambiental.

A participação dos estudantes no encontro nacional, em Brasília, é importante para a troca de experiências e o aprendizado, conforme destacou o presidente da Câmara Mirim de Biguaçu, Bruno Lima da Silva, 14 anos. O encontro será realizado no dia 30 de outubro. Ponticelli assegurou o apoio do Poder Legislativo e destacou a seriedade do trabalho realizado em Biguaçu, comprovada no relatório de atividades. "Esses jovens representam a renovação da esperança na política e no trabalho legislativo", disse o presidente. Na opinião dele, o programa possibilita o engajamento e a participação dos estudantes e oferece uma oportunidade de conhecerem o processo democrático e exercerem a cidadania.

O presidente da Câmara de Vereadores do município, Manoel Airton Pereira (PP), frisou a seriedade do trabalho educacional realizado. O programa Câmara Mirim foi retomado há um ano e meio e já rende bons frutos, segundo o vereador. "Estamos preparando esses jovens para o futuro. Eles serão os nossos substitutos."

Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar