Parlamento recepciona deputada da Galícia, na Espanha
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL
“Na Galícia, as mulheres representam mais de 40% de participação na vida pública. Um partido político que não apresentar em sua nominata candidatas femininas será penalizado. Isso é impensável", a informação foi transmitida pela deputada Paula Prado Del Río, da Galícia, na Espanha, ao presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), na manhã desta terça-feira (29), durante a visita institucional ao Parlamento catarinense.
O encontro contou com a participação dos deputados Mário Motta (PSD), Napoleão Bernardes (PSD), da diretora da Escola do Legislativo, Marlene Fengler e da professora da Udesc/Esag, Paula Chies Schommer.
A parlamentar espanhola inaugura na tarde desta terça-feira, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Alesc, o Encontro Internacional EquiGov - Equidade nos serviços públicos por meio de governos e parlamentos abertos. Na cerimônia de abertura, Paula Del Rio palestra a respeito da participação das mulheres na política espanhola e trará exemplos dessa participação em diferentes esferas do serviço público, além de relacionar a participação feminina com leis e políticas de transparência, equidade e Estado aberto.
E foi justamente para trocar experiências que ela esteve pela manhã na Sala da Presidência, onde tomou conhecimento das ações do Parlamento catarinense em defesa do empoderamento das mulheres catarinenses.
O presidente Mauro De Nadal citou iniciativas impactantes para o público feminino como a criação da Procuradoria da Mulher, da Ouvidoria da Mulher e do Observatório. “Recentemente foi criada a Secretaria da Mulher. São ganhos e conquistas, mas os resultados ainda serão sentidos a médio e longo prazo”, comentou De Nadal, destacando a importância dessa troca de experiências para fortalecer e amadurecer o trabalho do Parlamento neste sentido.
Para Marlene Fengler, a Espanha é uma referência em equidade de gênero. “Nós ainda temos que evoluir, temos um caminho longo a seguir”, ponderou, destacando a importância do EquiGov.
“Durante três dias, vamos falar de transparência e equidade no serviço público, buscando promover a participação das mulheres na vida pública”, afirmou.
EquiGov
Promovido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por meio Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc Esag), o Encontro Internacional EquiGov é um dos resultados de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo grupo Politeia em parceria com pesquisadores de universidades de São Paulo, Colômbia, Espanha e Indonésia. O encontro encerra na quinta-feira (31), reunindo um público de mais 300 pessoas na Capital.
Agência AL