Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/06/2022 - 17h10min

Parlamento Jovem chega à 29ª edição com 43 projetos transformados em lei

Imprimir Enviar
Solenidade de posse dos parlamentares jovens ocorreu na tarde desta segunda-feira (27)
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Foram empossados na tarde desta segunda-feira (27), na Assembleia Legislativa, os 40 estudantes que vão participar da 29ª edição do Programa Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Durante esta semana, eles vão vivenciar a rotina de um deputado estadual, que vai culminar com a realização de uma sessão plenária, na tarde da próxima quinta-feira (30), para a votação de projetos de lei (PLs) por eles elaborados.

Participam desta edição 25 alunas e 15 alunos do ensino médio, com até 21 anos de idade, de escolas públicas e particulares de oito regiões do estado (confira a relação completa abaixo). Eles foram recepcionados no último domingo (26) e já na manhã desta segunda-feira participaram de uma oficina sobre oratória. Ainda nesta segunda, eles farão a eleição dos integrantes da Mesa Diretora.

Na solenidade de posse, a presidente da Escola, deputada Marlene Fengler (PSD), destacou que nos 17 anos de Parlamento Jovem, 43 propostas apresentadas pelos participantes foram transformadas em lei. Ele destacou a importância da participação dos jovens na vida política para a transformação da sociedade.

GALERIA: Confira as fotos dos parlamentares jovens empossados

“Que vocês sejam multiplicadores do que aprenderem aqui, que vocês levem isso para as suas vidas”, disse. “Quanto mais os jovens se interessarem por política, melhor será a qualidade das pessoas que vão nos representar nos parlamentos.”

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, participou da posse dos parlamentares jovens. Para ele, a participação dos estudantes na política consiste no pleno exercício da cidadania.

O magistrado lembrou que, se fossem candidatos em eleições para os parlamentos, os deputados jovens teriam que submeter seus nomes à aprovação da Justiça Eleitoral. Ele sugeriu que esse procedimento seja adaptado para o Programa Parlamento Jovem e convidou os participantes desta edição a visitaram a sede do TRE, em Florianópolis.

A coordenadora da Escola do Legislativo, Rossani Thomas, agradeceu aos estudantes pela participação no programa. “O Parlamento Jovem já tem 17 anos, está consolidado e com resultados relevantes”, comentou. “Quando vejo gente tão jovem participando e se interessando pela política, tenho certeza que esse país vai dar centro.”

O deputado jovem Luís Otávio Pedroso Paglia, da EEB Raul Pompeía, de Campo Erê, representou os demais participantes do programa na solenidade de posse. Para ele, a participação no Parlamento Jovem “vai somar muito para as nossas vidas, somar para a construção de uma sociedade melhor, mais igualitária e sustentável.”

A deputada jovem Dalviani Oliveira Carvalho, da EEB São José, de São Joaquim, presidiu a solenidade de posse. Um a um, os estudantes assinaram o termo de posse e prestaram o juramento.

Programação
Até quinta-feira, os parlamentares jovens vão participar de oficinas e palestras voltadas a temas como a elaboração de projetos de lei, de pareceres às proposições, participação dos jovens e das mulheres na política, entre outros. Eles também farão visitas aos gabinetes dos deputados e à Presidência da Alesc. O Parlamento Jovem será encerrado na tarde de quinta, às 14 horas, com a realização da sessão plenária.

Participantes da 29ª edição do Parlamento Jovem:
Allan Varela
Amanda Effting de Souza
Ana Luísa Bortoncello Moreira
Ana Sofia de Almeida Moreira
Beatriz Paluaczeski
Bruna Isadora Gerhardt
Bruno Beuting paz
Caroline Souza
Dalviani Oliveira Carvalho
Denise Martins de Souza
Eloisa Moraski Danelus
Emilie Hickmann
Emile Castro da Maia
Erica Sinkere Morais
Felipe Solonca Araújo
Gabriela Grade
Gabriela Volhanik
Gabriella Zanatta Carlin
Henri Fritz
Iasmin Sema da Silva
Isabella Cardoso dos Santos
Isadora Dell Antônio Ribeiro
Isaías Alves Broering
Juliana da Aguida Ugioni
Leonardo Belaver
Leonardo Serpa Nicoletti
Lucas Mateus Silveira Puntel
Luís Otávio Pedroso Paglia
Lya Carla Lemes dos Santos
Manuela Brita da Costa
Marcela Matos Dutra Rodrigues
Maria Eduarda Roque Pegoraro
Mayra Karina Feijó Cunha
Rafael Henrique da Rosa
Tiago Toss da Costa
Thiago do Amarante
Vinícius Olkoski Prim
Yasmim Marques Nery
Yuri Bernardon Durze de Lima
Yuri da Silva Souza

Escolas participantes:
Grande Florianópolis: Colégio Elcana, de Palhoça
Meio-Oeste: EEB Paulo Scheffer, de Caçador
Nordeste: Curso e Colégio Conexão, de Jaraguá do Sul
Oeste: EEB Raul Pompéia, de Campo Erê
Planalto Norte: EEB Coronel Cid Gonzaga, de Porto União
Sul: EEB Padre Miguel Giacca, de Criciúma
Planalto Serrano: EEB São José, de São Joaquim
Vale do Itajaí: Cedup Hermann Hering, de Blumenau

 

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar