Em Tubarão, Parlamento homenageia Unisul por 50 anos de fundação
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina e a Câmara de Vereadores de Tubarão promoveram, na noite de segunda-feira (24), sessão solene em homenagem ao cinquentenário de fundação da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). O evento foi realizado no Auditório do Espaço Integrado de Artes, no campus universitário de Tubarão.
A solenidade foi proposta pelos deputados Joares Ponticelli (PP) e José Nei Ascari (PSD), a partir da iniciativa do vereador suplente professor Felipe Filisbino. "A intenção é conferir à universidade os méritos e créditos construídos ao longo desses 50 anos. Ela está presente em todas as áreas de conhecimento, dando suporte para o desenvolvimento comunitário e garantindo a sustentabilidade do crescimento da nossa região", ressaltou Filisbino.
A história da instituição teve início em 25 de novembro de 1964, com a criação da Faculdade de Ciências Econômicas por meio da sanção da Lei 353, assinada pelo prefeito Dilney Chaves Cabral. Era a segunda faculdade implantada no interior de Santa Catarina. "Destacamos a atitude visionária daqueles que tiveram a iniciativa de distribuir o ensino superior pelo interior do estado", enfatizou Ponticelli. "Na maioria dos outros estados, ficou concentrado no entorno das capitais. Conseguimos o desenvolvimento hegemônico de toda Santa Catarina graças ao pioneirismo desses homens e mulheres que tornaram universidades como a Unisul verdadeiras referências", complementou o 1º vice-presidente do Parlamento catarinense.
Ao longo de cinco décadas, a Unisul expandiu a sua atuação. Além da unidade localizada em Tubarão, a universidade está presente nos municípios de Araranguá, Palhoça, Florianópolis, Içara, Braço do Norte e Imbituba. Nesse período, formou mais de 150 mil profissionais. "A Unisul cumpre um papel importante na formação de empreendedores. Ela caminha lado a lado com a comunidade, irmanada com outras instituições em busca de soluções que possam contribuir para o desenvolvimento do nosso estado e da nossa região", destacou Ascari.
A importância da interiorização do ensino superior em Santa Catarina também foi ressaltada pelo reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt. "A homenagem que a Assembleia Legislativa e a Câmara de Vereadores de Tubarão prestam é significativa do ponto de vista de consolidação desse trabalho que a Unisul e outras instituições desenvolvem no estado. Cinquenta anos para uma universidade é um período ainda curto, mas significativo para toda a região."
Atualmente, a Unisul oferece mais de 100 cursos presenciais e virtuais a 30 mil acadêmicos. A instituição conta com cerca de mil colaboradores e mais de 1,5 mil professores. Tem como missão a formação integral de cidadãos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão; que sejam capazes de contribuir na construção de uma sociedade humanizada, em permanente sintonia com os avanços da ciência e da tecnologia.
O ato solene foi prestigiado por membros da comunidade acadêmica e autoridades, como o deputado federal Edinho Bez (PMDB); o secretário de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Jairo dos Passos Cascaes; o presidente da Câmara Municipal de Tubarão, Luiz Gonzaga dos Reis; o prefeito de Tubarão, João Olávio Falchetti; e a juíza Cleusa Maria Cardoso. Também participaram da sessão o presidente da Fundação Unisul, professor Ailton Nazareno Soares; o presidente da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), Moacir Rabelo da Silva; e o presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Murilo Bortoluzzi.
Mais informações em http://50anos.unisul.br/
Rádio AL