Parlamento homenageia Projeto de Educação Comunitária Integrar
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou ato solene em homenagem ao Projeto de Educação Comunitária Integrar, na noite de quarta-feira (25), no Auditório Deputada Antonieta de Barros.
O projeto tem como objetivo promover o acesso ao ensino superior por meio da oferta de um curso pré-vestibular gratuito para alunos da rede pública, em sua maioria. "Nossa preocupação vai além da preparação para o vestibular. Fazemos um acompanhamento dos estudantes que participaram do projeto durante a trajetória deles na universidade. Também buscamos oportunizar uma experiência docente diferente para novos profissionais que estão em formação universitária e vão atuar nas salas de aula", disse o membro da diretoria do Projeto Integrar, Thiago de Souza.
A iniciativa voluntária de ensino preparatório para o vestibular é baseada nos princípios da educação popular e comunitária e focada na formação da cidadania. "Entendemos a educação como um instrumento de transformação. Não basta o sujeito entrar na universidade. A mudança ocorrida na vida dele tem que representar uma mudança também na sociedade", ressaltou Souza.
O projeto foi criado em agosto de 2011, em Florianópolis, por 24 professores que tinham envolvimento prévio com educação comunitária. Em quatro anos de atividades, mais de 150 alunos envolvidos com o projeto conseguiram aprovação nos vestibulares da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). De acordo com a Associação dos Professores de Educação Comunitária, que mantém o Integrar, esses números garantem um percentual de aprovação superior aos principais pré-vestibulares particulares da Capital.
A homenagem foi proposta pela deputada Luciane Carminatti (PT). "É uma forma de valorizarmos essas iniciativas que não são de governos, são de pessoas que têm um coração enorme e abraçam a educação com muita vontade e empenho. É um projeto que conseguiu ter resultados positivos, visto que os alunos que participam do curso têm conseguindo entrar em universidades públicas e particulares", destacou a parlamentar.
Com informações da TVAL
Repórter Denise Félix