Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/06/2014 - 12h56min

Parlamento homenageia 50 anos do Hospital Infantil Joana de Gusmão

Imprimir Enviar

A Assembleia Legislativa promoveu sessão especial, na noite de terça-feira (24), no Plenário Deputado Osni Régis, em homenagem ao Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), até 1979 chamado de Hospital Infantil Edith Gama Ramos (HIEGR). Em cinco décadas de atuação, a instituição realizou 4,2 milhões de atendimentos na emergência, 3,9 milhões de atendimentos ambulatoriais e cerca de 200 mil procedimentos cirúrgicos.

O HIJG, considerado referência no atendimento ao público infantil e no ensino da pediatria, integra a rede de unidades públicas administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). "Ao longo desses 50 anos, o hospital contribuiu para salvar vidas e diminuir a mortalidade infantil no estado, que hoje tem um número invejável. Atualmente, é um dos seis melhores hospitais de ensino de pediatria no Brasil e número um no ensino da cirurgia pediátrica", destacou o ex-diretor do Hospital Infantil Edith Gama Ramos e diretor geral do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Murillo Capella.

O Hospital Infantil Edith Gama Ramos foi inaugurado em 26 de fevereiro de 1964, anexo à Maternidade Carmela Dutra, no Centro de Florianópolis. As atividades no HIEGR foram encerradas em 28 de dezembro de 1979, com a inauguração de um hospital construído no bairro da Agronômica. No novo prédio, a instituição passou a se chamar Hospital Infantil Joana de Gusmão, dando continuidade às ações e aprimorando os serviços prestados à população. "Nascia uma nova era. O hospital cresceu por desejo do seu corpo clínico e técnico de expandir-se cientificamente. Vários de seus integrantes buscaram especialização no país e no exterior para melhorar o padrão assistencial e a qualidade do ensino", disse Capella.

Por meio de um convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a instituição possibilitou o ensino da pediatria em nível de graduação. Em 1966 foi criado o Programa de Residência Médica em Pediatria e, em 1977, o Programa de Residência em Cirurgia Pediátrica. Com uma área de 22 mil metros quadrados, o HIJG possui uma estrutura com unidades de internação, berçário, emergência interna, setor de isolamento, oncologia, ortopedia, ala de queimados, UTI geral e UTI neonatal.

O diretor geral do Hospital Infantil Joana de Gusmão também ressaltou a colaboração da Associação dos Voluntários da Saúde (Avos). Segundo Capella, a criação desse grupo, em 1975, serviu de base para o surgimento de outras associações de voluntários nos hospitais de Santa Catarina.

A dedicação, o comprometimento e a competência dos dirigentes, funcionários e voluntários do Hospital Infantil Joana de Gusmão foram destacados no pronunciamento do ex-diretor Roberto Morais. "A contribuição de cada um, apesar de todos os percalços enfrentados, deixou indeléveis marcas em benefício da instituição e da qualificação da assistência", comentou. "Falar do Hospital Infantil Joana de Gusmão nos enche de orgulho e satisfação. Nossa casa é o local onde conseguimos exercer a atividade com segurança e prazer, onde fazemos amigos, partilhamos os melhores momentos profissionais, e, principalmente, conseguimos devolver sorrisos à criança e à família, com a recuperação da saúde do doente."

Reconhecimento
A homenagem prestada pelo Parlamento catarinense às instituições foi uma iniciativa da Mesa da Assembleia Legislativa, aprovada por unanimidade. Os parlamentares que prestigiaram a solenidade manifestaram reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo hospital infantil. "Sempre teve importância na linha de frente, na assistência e na retaguarda, formando e capacitando profissionais", afirmou o presidente da Comissão de Saúde da Casa, deputado Volnei Morastoni (PT). "Manifestamos a gratidão do povo catarinense por esses 50 anos de história", acrescentou o deputado Mauricio Eskudlark (PSD). "Parabenizo a todos que fizeram e fazem desta instituição cinquentenária uma referência para o Brasil", frisou o presidente interino, deputado Joares Ponticelli (PP).

A sessão especial também contou com a presença da secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt; do presidente da Associação Catarinense de Medicina, Agnelo José Júnior; da presidente da Sociedade Catarinense de Pediatria, Sônia Maria de Faria; e representante do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, Antônio Silveira Sbissa.

Homenagens
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina concedeu honraria às duas instituições, na figura do ex-diretor do Hospital Infantil Edith Gama Ramos e diretor geral do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Murillo Capella. Na ocasião, a diretoria do HIJG entregou medalhas de mérito a diversas personalidades que marcaram a história da instituição, como autoridades, médicos, enfermeiras, voluntários, pacientes, ex-diretores e servidores.

Homenageados:
Presidente interino da Casa, deputado Joares Ponticelli

Personalidades que ajudaram a construir a história dos hospitais:
Ex-governador Celso Ramos, representado por Wilma Ramos Fonseca
Ex-governador Antônio Carlos Konder Reis, representado por Nelson Grisard
Ex-governadorJorge Konder Bornhausen
Lions Clube Florianópolis, representado por Walberto Schmidt
Miguel Salles Cavalcanti (in memoriam), idealizador do Hospital Infantil Edith Gama Ramos, representado por seu filho, engenheiro Miguel Salles Cavalcanti Filho
Armando Valério de Assis (in memoriam), primeiro diretor e implantador do Hospital Infantil Edith Gama Ramos, representado por Carlos Valério de Assis

Médicos pioneiros que iniciaram suas atividades no Hospital Infantil Edith Gama Ramos e também foram diretores da instituição:
Nelson Grisard
Gabriel Francisco Faraco
Álvaro José de Oliveira
Anísio Ludwig
Murillo Ronald Capella
Ney Mund (in memoriam), representado por sua filha, Maria de Fátima Mund
Newton Djalma do Vale Pereira
Lincoln Virmond Abreu
Waldemar Barbosa (primeiro médico residente de Pediatria)
Moacir Viggiano (segundo médico residente e chefe do ambulatório)

Enfermeiras pioneiras que marcaram época em suas atividades profissionais e de ensino:
Eloita Pereira Neves
Nelcy Coutinho Mendes
Nilsa Borges Paim
Irmã Cacilda Hammes
Lydia Ignês Rossi Bub
Adélia Ramos da Silva (última enfermeira chefe do HIEGR e primeira diretora de Enfermagem do HIJG)
Lígia Maria Pinheiro Vieira (gerente de Enfermagem do HIJG por 12 anos, representando todas as gerentes de enfermagem do hospital)
Voluntárias:
Presidente da Associação das Voluntárias (Avos), Maria Gertrudes da Luz Gomes (recebeu a medalha de mérito do estudante de Enfermagem Juan Alves Vieira, ex-paciente do serviço de onco-hematologia)
Helena Maria Berenhauser Capella
Madalena Garcia
Maria Lígia Cabral Leite

Primeiros pacientes:
Professor José Carlos da Silveira, registro 0001, primeiro paciente atendido no HIEGR, em 26 de fevereiro de 1964, com apenas um dia de vida, operado pelo médico Murillo Capella
Professora Carla Michels chlickmann Gorges, registro 0001, primeira paciente atendida no HIJG, em 28 de dezembro de 1979, com seis anos de idade, operada pelo médico ortopedista Carlos Alberto Pierri

Ex-diretores do HIJG:
Vanildo José Ozelame
Carlos Alberto da Silva Júnior
Cristiano Marques
Euclides Reis Quaresma (primeiro presidente de cirurgia pediátrica)
Carlos Dornelles Schoeller
Roberto Morais
Maurício Laerte Silva
José Antônio de Souza
Jorge Humberto Barbato
Euclides Machado (in memoriam), último diretor administrativo do HIEGR e primeiro diretor administrativo do HIJG, representado por sua esposa, Rita Machado
Alcino Vieira, ex-presidente da Câmara Municipal de Florianópolis (pela colaboração como superintendente administrativo da Fundação Hospitalar de Santa Catarina)
Austregésilo Silva, representando todos os coordenadores do corpo clínico dos hospitais homenageados
Denise Bousfield da Silva, representando todos os gerentes técnicos dos hospitais homenageados

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar