Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/10/2015 - 08h24min

Parlamento homenageia centenário do Clube Náutico Riachuelo

Imprimir Enviar
Assembleia Legislativa realiza sessão especial em homenagem ao Clube Riachuelo

Os cem anos do Clube Náutico Riachuelo, de Florianópolis, foram celebrados em sessão especial da Assembleia Legislativa na noite de terça-feira (27). A homenagem ao clube de remo mais antigo de Santa Catarina foi proposta pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e conduzida pelo deputado Julio Ronconi (PSB).

Fundado no dia 11 de julho de 1915, o Riachuelo colecionou êxitos ao longo de sua história e foi o primeiro clube de remo catarinense a participar de uma olimpíada, em 1936, na Alemanha. Ganhou esse nome porque a data de fundação coincidiu com a data da Batalha do Riachuelo. “Nosso clube é mais antigo do que Avaí, Figueirense e até do que a majestosa Hercílio Luz”, comparou o presidente, Gilberto Ávila Neves.

Além dos títulos colecionados pelos atletas em competições estaduais, nacionais e internacionais, o presidente citou o orgulho do trabalho realizado em prol da inclusão social. “Temos um passado de glórias, mas olhamos para um futuro de paz”, proferiu. Com um projeto chamado Remo Cidadão, o clube náutico proporciona a prática esportiva a 22 jovens em situação de vulnerabilidade social. Graças a um projeto aprovado pelo Ministério do Esporte, o Riachuelo vai abrir 100 vagas a alunos de escolas públicas no próximo biênio. “Entre os valores do atleta estão educação, disciplina, compromisso e autoestima. Trabalhamos para formar campeões no esporte e na vida”, disse Neves.

Julio Ronconi parabenizou a entidade pelo trabalho social realizado e por sua história de conquistas. “O esporte forma não apenas atletas, mas pessoas de bem. Fazer parte de um clube de desporto faz com que o jovem se torne um cidadão mais consciente de suas atitudes. Desejamos que o clube continue atuando forte e firme”, disse.

Ex-atleta e dirigente do clube, Décio Carvalho Couto participa do clube há 70 anos e aguardou com ansiedade a comemoração do centenário. “É pelo espírito de fidelidade às nossas convicções que estamos sendo homenageados, e com este mesmo espírito devemos continuar a irradiar o exemplo a ser seguido pelas futuras gerações. Minha maior qualidade foi acreditar neste sonho por mais de 70 anos.”

Homenageados:

  • Gilberto Ávila Neves – atual presidente;
  • Márcio Ramos, representando Celso Ramos Filho - presidente do clube no período de 1964 a 1967;
  • Décio Carvalho Couto - presidente do clube no período de 1978 a 1981;
  • José Carlos Muller - exerceu importantes cargos diretivos no clube entre os anos de 1960 e 1970;
  • Léo Mauro Xavier - médico e colaborador do clube;
  • Jobél Silva Furtado - responsável técnico;
  • Ivan Willaim, representando o ex-atleta e colaborador Rainoldo Uesseler;
  • Edson Altino Pereira Júnior - presidente da Confederação Brasileira de Remo (CBR) e ex-atleta do clube;
  • Paulo Geraldo Colares Filho, representando a Coringa Sistemas Inteligentes De Segurança, empresa parceira;
  • Selma Junckes, representando o Sesc, entidade parceira.
Lisandrea Costa
Agência AL

Voltar