Parlamento homenageia centenário do Clube Náutico Riachuelo
Os cem anos do Clube Náutico Riachuelo, de Florianópolis, foram celebrados em sessão especial da Assembleia Legislativa na noite de terça-feira (27). A homenagem ao clube de remo mais antigo de Santa Catarina foi proposta pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e conduzida pelo deputado Julio Ronconi (PSB).
Fundado no dia 11 de julho de 1915, o Riachuelo colecionou êxitos ao longo de sua história e foi o primeiro clube de remo catarinense a participar de uma olimpíada, em 1936, na Alemanha. Ganhou esse nome porque a data de fundação coincidiu com a data da Batalha do Riachuelo. “Nosso clube é mais antigo do que Avaí, Figueirense e até do que a majestosa Hercílio Luz”, comparou o presidente, Gilberto Ávila Neves.
Além dos títulos colecionados pelos atletas em competições estaduais, nacionais e internacionais, o presidente citou o orgulho do trabalho realizado em prol da inclusão social. “Temos um passado de glórias, mas olhamos para um futuro de paz”, proferiu. Com um projeto chamado Remo Cidadão, o clube náutico proporciona a prática esportiva a 22 jovens em situação de vulnerabilidade social. Graças a um projeto aprovado pelo Ministério do Esporte, o Riachuelo vai abrir 100 vagas a alunos de escolas públicas no próximo biênio. “Entre os valores do atleta estão educação, disciplina, compromisso e autoestima. Trabalhamos para formar campeões no esporte e na vida”, disse Neves.
Julio Ronconi parabenizou a entidade pelo trabalho social realizado e por sua história de conquistas. “O esporte forma não apenas atletas, mas pessoas de bem. Fazer parte de um clube de desporto faz com que o jovem se torne um cidadão mais consciente de suas atitudes. Desejamos que o clube continue atuando forte e firme”, disse.
Ex-atleta e dirigente do clube, Décio Carvalho Couto participa do clube há 70 anos e aguardou com ansiedade a comemoração do centenário. “É pelo espírito de fidelidade às nossas convicções que estamos sendo homenageados, e com este mesmo espírito devemos continuar a irradiar o exemplo a ser seguido pelas futuras gerações. Minha maior qualidade foi acreditar neste sonho por mais de 70 anos.”
Homenageados:
- Gilberto Ávila Neves – atual presidente;
- Márcio Ramos, representando Celso Ramos Filho - presidente do clube no período de 1964 a 1967;
- Décio Carvalho Couto - presidente do clube no período de 1978 a 1981;
- José Carlos Muller - exerceu importantes cargos diretivos no clube entre os anos de 1960 e 1970;
- Léo Mauro Xavier - médico e colaborador do clube;
- Jobél Silva Furtado - responsável técnico;
- Ivan Willaim, representando o ex-atleta e colaborador Rainoldo Uesseler;
- Edson Altino Pereira Júnior - presidente da Confederação Brasileira de Remo (CBR) e ex-atleta do clube;
- Paulo Geraldo Colares Filho, representando a Coringa Sistemas Inteligentes De Segurança, empresa parceira;
- Selma Junckes, representando o Sesc, entidade parceira.
Agência AL