Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/07/2014 - 09h54min

Parlamento celebra 80 anos da Associação Catarinense de Engenheiros

Imprimir Enviar
Sessão especial em homenagem aos 80 anos da ACE FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

Uma das mais antigas agremiações profissionais de Santa Catarina, a Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) teve a trajetória de oito décadas de existência celebrada na noite de quinta-feira (10), durante sessão especial promovida pela Assembleia Legislativa. A solenidade, proposta pela Mesa Diretora, por requerimento do deputado Reno Caramori (PP), foi realizada no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, e reuniu lideranças políticas, empresariais e representantes de entidades de classe.

Na oportunidade também foram homenageados os 16 ex-presidentes da entidade e lançado o livro “Tempo de Construir - Visões e Contribuições da Associação Catarinense de Engenheiros - 80 Anos de História”, de autoria de Christina Baumgarten.

Fundada em 24 de maio de 1934, com o objetivo de congregar e representar os profissionais de engenharia, bem como estimular o desenvolvimento técnico e científico do setor, a ACE teve destacada participação na criação de diversas entidades representativas e de ensino do estado, afirmou o engenheiro civil Carlos Alberto Kita Xavier. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/SC), entidade que ele preside, foi uma delas, bem como a Escola de Engenharia da UFSC, o Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (Senge/SC), a Associação Brasileira de Associações de Engenheiros (Febrae) e a Federação Catarinense de Entidades de Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Geólogos, Geógrafos e Meteorologistas (Fecaeg). “A mais antiga e representativa associação profissional de todo o estado foi o berço de muitas outras e representa, para nós, uma história da qual todos nós somos participantes.”

Ele destacou ainda que, com cerca de mil associados, além de manter a fiscalização do sistema e do exercício ilegal da profissão, a ACE se faz presente nas discussões relativas a diversos temas de interesse para a sociedade catarinense, como a duplicação da BR-101, os planos rodoviário e energético catarinenses e o Plano Diretor de Florianópolis. “A atuação classista não é um dever, mas uma escolha individual e profissional. Procuramos nos manter sempre à frente das grandes questões da sociedade catarinense, elevando a engenharia do estado a um patamar ímpar de credibilidade.”

Engenharia e política
Evocando a história catarinense, Hamilton Nazareno Ramos Schaeffer, que presidiu a ACE entre 1970 e 1974, destacou as similaridades entre a engenharia e a política como meios para a concretização da vontade das pessoas. Ambas as atividades, disse Schaeffer, andaram juntas em muitos momentos, seja na construção de grandes obras, como estradas, pontes e usinas, ou na figura de eminentes personalidades políticas, como os ex-governadores Hercílio Luz e Colombo Machado Salles, ambos engenheiros. “A integração entre engenharia e política ocasionou um grande salto da qualidade na vida dos catarinenses. E temos certeza de que os engenheiros continuarão a contribuir, seja por meio da associação, de cargos públicos, de escritórios de projetos ou pelas construtoras, atendendo aos anseios da população.”

Para Otávio Ferrari Filho, engenheiro mecânico de formação, que esteve à frente da ACE entre 1981 e 1983, a homenagem prestada pelo Parlamento estadual comprova a confiança e credibilidade que a instituição alcançou ao longo dos anos junto à sociedade catarinense, motivando-a a prosseguir com seus trabalhos. “Os setores privado e público e o terceiro setor têm dado provas de reconhecimento a essa octogenária instituição pelos seus serviços prestados. Esta homenagem é uma motivação para desempenharmos as funções que nos são delegadas pelos associados.”

Apoio técnico e institucional
O deputado Reno Caramori (PP), que conduziu a sessão, agradeceu o apoio recebido da ACE em sua reivindicação pelo início da construção da quarta pista da BR-101, no trecho que contorna o Morro dos Cavalos, no município de Palhoça.  “Foi importante para sensibilizar o Ibama na entrega do licenciamento para aquela obra”. De acordo com o parlamentar, a quarta pista é fundamental para aumentar as condições de trafegabilidade e segurança no local, no qual, entre os anos de 2005 e 2013, foram registrados 777 acidentes automobilísticos, dos quais resultaram 21 mortes. “Talvez não seja a solução perfeita, mas vai minimizar os problemas de trânsito e o número de acidentes na região.”

O prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior (PSD), por sua vez, agradeceu as contribuições da entidade em prol da construção do contorno viário da Grande Florianópolis e a assessoria técnica para o Plano Diretor da Capital. “A ACE teve um papel decisivo nesses processos, atuando de forma equilibrada e apontando caminhos”, disse. 

Livro e museu virtual 
A sessão contou ainda com o lançamento do livro “Tempo de Construir - Visões e Contribuições da Associação Catarinense de Engenheiros - 80 Anos de História”, de autoria de Christina Baumgarten. Com 216 páginas, a obra faz parte de um projeto, ao qual se soma a criação de um museu virtual para o resgate da história da ACE, destacou o atual presidente, Celso Ternes Leal. “Completar 80 reforçou nossa motivação em documentar e resgatar os fatos que contribuíram para que a ACE se transformasse numa instituição de excelência em prol do fortalecimento da classe e emuladora da engenharia no estado. Nos últimos meses nos debruçamos sobre nossa própria história, cujo resultado é a criação de um museu virtual, com mais de 12 mil fotos e documentos, e um livro discorrendo sobre fatos e personalidades que marcaram nossa trajetória ao longo destas oito décadas”.

Personalidades homenageadas pelo Parlamento estadual:

  • Celso Ramos Filho, engenheiro civil, presidente de 1957 a 1958;
  • Hamilton Nazareno Ramos Schaefer, engenheiro eletricista, presidente entre 1970 e 1974;
  • Mario Luiz Menel da Cunha, engenheiro eletricista, presidente entre 1977 e 1978;
  • Nelson José Althof, engenheiro civil, presidente entre 1978 e 1979;
  • Carlos Alberto Ganzo Fernandez, engenheiro eletricista, presidente entre 1979 e 1981;
  • Otávio Ferrari Filho, engenheiro mecânico, presidente entre 1981 e 1983;
  • Aníbal Borin, engenheiro civil, presidente de 1983 a 1986;
  • Francisco Duarte de Oliveira, engenheiro eletricista, presidente de 1986 a 1987;
  • Rubens da Silva Felipe, engenheiro eletricista, presidente de 1987 a 1989;
  • Dauzelei Benetton Pereira, geólogo, presidente de 1989 a 1993;
  • Claude Pasteur de Andrade Faria, engenheiro eletricista, presidente de 1993 a 1995;
  • Celso Francisco Ramos Fonseca, engenheiro civil, presidente de 1995 a 1999;
  • Valmir Antunes da Silva, engenheiro civil, presidente de 1999 a 2003 e de 2005 a 2007;
  • Nelson Bittencourt, engenheiro sanitarista, presidente de 2003 a 2005;
  • Abelardo Pereira Filho, engenheiro civil, presidente de 2007 a 2011;
  • Celso Ternes Leal, engenheiro eletricista, presidente em gestão desde 2011.


Homenageados pela ACE:

  • Deputado Joares Ponticelli (PP)
  • Deputado Reno Caramori (PP)
Alexandre Back
Agência AL

Voltar