Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/05/2013 - 10h19min

Parlamento homenageia 90 anos da Base Aérea de Florianópolis

Imprimir Enviar
Sessão especial foi prestigiada por representantes das Forças Armadas e da Segurança Pública. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

O Legislativo barriga-verde homenageou os 90 anos da Base Aérea de Florianópolis na noite desta segunda-feira (6), no Plenário Osni Régis, com a realização sessão especial alusiva à fundação da unidade militar, ocorrida em 10 de maio de 1923. O deputado Valmir Comin (PP), propositor da homenagem, destacou a missão da Base de defender o espaço aéreo do estado, o apoio emergencial às comunidades catarinenses, além da execução de projetos sociais.

“Ela está ali, ao lado do aeroporto Hercílio Luz, pronta para atuar no cumprimento das suas obrigações constitucionais”, declarou Comin. O parlamentar destacou as ações de socorro durante as enchentes de Tubarão em 1974 e em Blumenau e região nos anos 1982 e 1983, no furacão Catarina em 2004 e nos deslizamentos do complexo do Morro do Baú, em Ilhota. “Foi através dos aviões e helicópteros da Base Aérea que donativos do mundo todo chegaram às vítimas, além do transporte de médicos, enfermeiros, equipes de resgate e feridos”, registrou Comin.

O membro honorário do Esquadrão Fênix, Giulliano Bittencourt Frassetto, falou em nome dos homenageados e ressaltou a tradição da Base de manter os portões abertos aos visitantes no mês de outubro. “São pessoas do mais alto quilate, talhados com esmero pela disciplina, estudo e tradição”, explicou.

O comandante da Base Aérea, Claus Kilian, agradeceu a homenagem da Assembleia, assim como a parceria do Legislativo na edição de livro alusivo aos 90 anos da unidade. Segundo Kilian, a década de 40 foi marcada pela chegada dos aviões anfíbios e o início das obras da pista de pouso. Nos anos 50, foram iniciadas as obras do terminal de passageiros; nos anos 60, construiu-se a escola Tenente Almachio e começaram as missões de socorro em função de calamidades climáticas.

No caso da enchente de 1983, foram utilizadas 49 aeronaves, realizados 115 vôos de misericórdia, transportadas 4.250 pessoas e 822 toneladas de alimentos, roupas e medicamentos. “Comemorar tem a ver com retirar o passado do esquecimento e buscar novas perspectivas de futuro”, declarou Claus Kilian.

Prestigiaram a solenidade o secretario de Segurança Pública, César Grubba; vereador de Florianópolis, Coronel Paixão; comandante dos Portos de Santa Catarina, capitão-de-mar-e-guerraHilbert Strauhs;comandante 14 BIMz, Coronel Sereno; comandante da PM, coronel Nazareno Marceneiro; comandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Marcos de Oliveira; deputado Gilmar Knaesel (PSDB) e militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros.

Homenagem do Corpo de Bombeiros

Durante a sessão especial, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina concedeu o título honorífico “Amigo do Bombeiro” ao comandante da Base Aérea, Claus Kilian Hardt, em reconhecimento aos serviços prestados pela Aeronáutica.

Os homenageados

  • comandante da Base Aérea de Florianópolis, coronel-aviador Claus Kilian Hardt
  • comandante do 5º Comando Naval, major-brigadeiro-do-ar Roberto Carvalho
  • comandante 2º/7º GAV., tenente-coronel-aviador Hélcio José Jasiocha Soares
  • sub-comandante da base Aérea de Florianópolis, tenente-coronel-aviador Marcelo Melato Marcucci
  • comandante do Destacamento de Controle do espaço Aéreo de Florianópolis, capitão-aviador Ricardo Felzcki
  • prefeito da Prefeitura Aeronáutica, capitão-intendente Rodrigo Antonio Silveira dos Santos
Vítor Santos
Agência AL

Voltar