Parlamento debate combate ao Aedes aegypti
Além da cerimônia de posse do suplente de deputado André Fretta May (PP), a sessão ordinária desta quinta-feira (31) teve como destaque o pronunciamento do deputado Dalmo Claro (PMDB) sobre a audiência pública promovida ontem (30) pela Comissão de Saúde da Casa para tratar de medidas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de doenças infecciosas como a febre chikungunya e o zika vírus.
Na opinião do parlamentar, a situação de Santa Catarina é de alerta e requer muita atenção. "É um problema preocupante. São necessárias medidas de controle, com forte envolvimento entre as instâncias federal, estadual e municipais. Os municípios precisam investir em equipes de rastreamento dos focos do mosquito. Também é importantíssima a participação da população", disse. "Além disso, órgãos como companhias de tratamento de água e esgoto e a Secretaria de Estado da Agricultura poderiam colaborar com orientação à população. Os deputados podem fazer ajustes necessários à legislação em relação à necessidade de mais rigor na fiscalização e punição", acrescentou.
Reclamações
Dalmo também reclamou do cancelamento de reunião agendada com o secretário estadual da Saúde, João Paulo Kleinubing, para tratar da situação dos hospitais filantrópicos. Em aparte, o deputado Natalino Lázare (PR) comentou que também encontra dificuldades para marcar reuniões com representantes de alguns setores da administração estadual. "Ficamos muito limitados. O deputado deveria ter passagem livre em qualquer órgão do governo. Esta Casa deveria se posicionar, pois muitas vezes somos tratados de maneira não condizente com a função que exercemos, que é representar a população catarinense."
Tragédia em Arabutã
O deputado Neodi Saretta (PT) utilizou a tribuna para se solidarizar com a população do município de Arabutã, no Oeste catarinense, pela tragédia ocorrida na noite de ontem (30), que resultou na morte de uma menina de 10 anos e de sua mãe durante um assalto a residência da família. "Infelizmente registro esse caso trágico que chocou o estado. A comunidade ficou tão abalada que a administração municipal resolveu cancelar a programação de aniversário para comemorar os 24 anos de emancipação político-administrativa da cidade", falou. "Pedimos mais uma vez para que o Estado reforce o efetivo da Polícia Militar, chamando aqueles que passaram no concurso público para garantir mais segurança à população", complementou.
Outdoors do Sinte
O deputado Serafim Venzon (PSDB) discursou em defesa dos 26 parlamentares que aprovaram, no ano passado, o novo plano de carreira do magistério. No pronunciamento, fez referência aos outdoors do Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sinte) espalhados por todo o estado com a foto dos deputados, acusando-os de trair a educação. "Este Parlamento teve coragem de enfrentar uma situação antiga que precisava de adequações. A maioria absoluta apoiou a iniciativa do Governo Colombo, que mandou para a Assembleia um projeto para unificar, consolidar muitas conquistas dos professores, que ainda hoje não recebem um salário justo pelo mérito e o exemplo que dão. Mas este Parlamento não cometeu nenhuma injustiça, não subtraiu nada de nenhum professor."
Araranguá Fest
O deputado Manoel Mota (PMDB) convidou a população a prestigiar a 4ª edição da Araranguá Fest, que celebra os 136 anos de emancipação político-administrativa da "Cidade das Avenidas". O evento será realizado de 31 de março a 3 de abril. "O povo está de braços abertos para receber os visitantes."
BR-101
Mota também criticou a má qualidade das obras de duplicação da BR-101. "Nem foram concluídas e já tem reforma por todos os cantos. Está se desmanchando, é uma vergonha. Apelidei de obra cuscuz, põe leite e ela se desmancha. Onde estava a empresa que fiscalizava essas obras - que custaram mais de R$ 3 bilhões - para deixar fazer sem qualidade? No fim, quem paga é o povo."
Terceira Idade
A visita de alunos e professores da Universidade da Terceira Idade (Uniti), projeto de extensão desenvolvido pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) em Capinzal e Joaçaba, foi destacada na tribuna pelo deputado Cesar Valduga (PCdoB).
Segundo o parlamentar, a iniciativa contribui para a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento saudável dos estudantes. "É muito importante a valorização do cidadão da terceira idade. Parabenizo a universidade e os idosos pelo empenho em se manterem ativos, adquirindo conhecimentos, servindo de exemplo aos mais jovens e colaborando com a construção de uma sociedade melhor."
Rádio AL