Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/05/2014 - 11h30min

Parlamento celebra os 35 anos do Colégio Maximiliano Gaidzinski de Cocal do Sul

Imprimir Enviar
Alunos e pais prestigiaram a sessão. Foto: Miriam Zomer

A Assembleia Legislativa promoveu, na noite desta quarta-feira (14), sessão solene em homenagem aos 35 anos de fundação do Colégio Maximiliano Gaidzinski, de Cocal do Sul. A instituição de ensino é referência em formação técnica no Sul de Santa Catarina, figurando no ranking das cem melhores escolas técnicas do país, segundo classificação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os alunos da instituição podem cursar o ensino técnico em cerâmica ou eletromecânica, em paralelo ao médio, numa formação total de quatro anos em tempo integral. Apesar de particular, o colégio oferece bolsa de 100% na formação técnica e o estágio é garantido nas empresas da região. “A primeira porta para o emprego”, conforme destacou o diretor do colégio, Vilmar Menegon Bristot. Cerca de 80% dos alunos formados tem colocação nas indústrias cerâmicas do Sul.

A falta de oferta de qualificação técnica na década de 1970 fez com que os acionistas da indústria Eliane aceitassem o desafio de criar um colégio próprio, idealizado por Edson Gaidzinski, para formar sua própria mão-de-obra. Filhos dos operários das empresas Eliane começariam a estudar no Colégio Maximiliano Gaidzinski a partir de 1979.

A visão empreendedora do grupo empresarial, os investimentos contínuos em educação e a preocupação constante com a oferta de ensino de qualidade foram ressaltados pelo deputado Valmir Comim (PP), que propôs e presidiu a sessão solene.

“O Poder público precisa ser o fomento, o incentivador da educação. Através dela podemos promover a verdadeira democracia através da sua essência. Nada mais justo a Assembleia Legislativa homenagear essa instituição, referência em nosso estado”, destacou Comin. “Estamos homenageando cada aluno, pai e professor desta escola”, completou o deputado.

A indústria que educa
Além da oferta de bolsas, trabalhadores da indústria da região Sul têm oportunidade de voltar aos bancos escolares e concluírem a formação técnica com as bolsas de estudo. O conselheiro do grupo e filho do fundador da escola, André Gaidzinski, falou em nome da família agradecendo a homenagem da Assembleia Legislativa e destacando os investimentos em educação.

“Na época em que nem existia o termo responsabilidade social, nossa empresa já cumpria esse papel oferecendo ensino técnico aqui em Cocal do Sul. Depois desses anos, podemos destacar o sucesso dessa escola, que também é devido ao comprometimento do corpo docente”, refletiu André Gaidzinski. O grupo Eliane é mantenedor da instituição e responsáveis por 70% da economia da cidade, segundo dados da Prefeitura local.

Deputado Valmir Comin (PP) presidiu a sessão solene

Reconhecimento
Tecnologia, compromisso e participação são considerados metas da escola para preparar cidadãos para atuarem de forma responsável na sociedade e na indústria. O Colégio Maximiliano Gaidzinski é considerado o melhor no nível técnico de Santa Catarina no Enem e está entre as cem melhores escolas técnicas do Brasil, conforme destacou a direção da instituição.

A sessão solene foi realizada no salão paroquial da Igreja Matriz de Cocal do Sul. O prefeito de Cocal do Sul, Ademir Magagnin (PP), o deputado federal Jorge Boeira (PP), o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Fabris, e o prefeito de São Martinho, José Schotten (PP), também prestigiaram o evento.

A plateia, formada em sua maioria por alunos e pais, reconheceu a iniciativa da família Gaidzinski, homenageada pelo Parlamento. Ex-alunos também foram agraciados, como José Antônio Crepaldi, aluno da 5ª turma da escola, há 27 anos colaborador do grupo Eliane, e há 10 à frente da gerência industrial da empresa, depois de formação posterior em Administração de Empresas e pós-graduação em Engenharia Econômica de Produção e Marketing.

“A escola foi uma porta. Mas eu nunca parei. Hoje é um orgulho receber esta homenagem”, declarou Crepaldi.

Homenageados Assembleia Legislativa
- Colégio Maximiliano Gaidzinski – diretor Vilmar Menegon Bristot
- Edna Gaidzinski Bastos, Eliane Gaidzinski Stadler e Vicente Gaidzinski – filhos de Maximiliano Gaidzinski fundador das empresas Eliane.
- Empresas Eliane – diretor presidente Edson Gaidzinski Junior
- Roberto Gaidzinski Bastos – presidente do Conselho de Administração das empresas Eliane
- Celito Heinzen Cardoso – primeiro diretor do Colégio Maximiliano Gaidzinski
- Nidia Joaquina Goulart (in memoriam) – ex-diretora do Colégio Maximiliano Gaidzinski
- Vilmar Menegon Bristot – diretor do Colégio Maximiliano Gaidzinski
- Luiz Carlos da Silveira – professor que mais tempo trabalha no Colégio Maximiliano Gaidzinski
- José Antônio Crepaldi – ex-aluno
- Frâncio Aníbal Dutra – ex-aluno

Homenageado Instituto Maximiliano Gaidzinski
Deputado Valmir Comin

Homenageados Prefeitura Cocal do Sul
Colégio Maximiliano Gaidzinski
Deputado Valmir Comin

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar