Parlamento celebra os 20 anos da Associação de Bombeiros Voluntários
Santa Catarina tem a primeira corporação de bombeiros voluntários da América Latina, fundada em 1892 na cidade de Joinville. A dedicação de homens em favor do próximo se espalhou pelo estado e, hoje, cerca de 1,3 milhão de catarinenses são atendidos com o trabalho de mais de 3,3 mil bombeiros voluntários.
E para celebrar os 20 anos de fundação da Associação de Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (Abvesc), a Assembleia Legislativa promoveu, na noite desta terça-feira (27), sessão solene na cidade de Joinville, no auditório da Mitra Diocesana. A Abvesc abrange 28 corporações, atuando em 30 cidades catarinenses. Em 2013, foram registrados 70 mil atendimentos.
O deputado Darci de Matos (PSD), proponente da sessão solene, destacou os mais de 120 anos da corporação de bombeiros voluntários sediada em Joinville, e o trabalho de todas as corporações espalhadas pelo estado. “Quando o poder público não faz, alguém faz”, resumiu Darci ao falar do trabalho voluntário de homens e mulheres que se dedicam em favor da comunidade.
“Cumprir oito horas de trabalho na empresa e depois dedicar mais seis horas em favor da corporação não é para qualquer um. Tem que ter muito amor e dedicação”, observou o deputado, que pediu união de forças em favor da instituição que vem sofrendo críticas nos últimos anos. “Falar mal do voluntariado é fácil. Difícil é fazê-lo”.
Alfieri Nicolau Freiberger, presidente da Abvesc, disse que a associação deu um impulso às corporações voluntárias no estado. “Posso dizer que nossa associação nasceu há 122 anos aqui em Joinville, quando se fundou a primeira corporação, modelo para o Brasil”.
Freiberger disse que o modelo catarinense é comum em todo mundo, apesar de constantes pressões da corporação militar. “Já tivemos 40 corporações. Somos agora em 28 corporações guerreiras. E vamos continuar lutando em favor dessa causa”, prometeu o bombeiro.
Reconhecimento
Representantes da Abvesc de várias regiões participaram do ato solene e agradeceram o reconhecimento da Assembleia Legislativa. Moacir Thomazi, falando em nome dos homenageados, destacou o poder do voluntariado. “É o desejo de atender com as próprias mãos. Uma herança dos imigrantes europeus que decidiram organizar o estado antes mesmo da fundação dele”, lembrou.
“Ao realizar esta sessão, o Parlamento homenageia milhares de pessoas que abraçam esta causa em favor dos outros. O Poder Legislativo catarinense reconhece esse esforço”, completou.
O deputado Nilson Gonçalves (PSDB), 2º secretário da Mesa, presidiu os trabalhos. Também participaram da sessão solene o deputado Eni Voltolini (PP) e o deputado licenciado Reno Caramori (PP).
Atuação em Joinville
Moacir Thomazi preside a Associação dos Bombeiros Voluntários de Joinville. Na maior cidade do estado, 350 bombeiros voluntários dedicam pelo menos 12 horas de trabalho por semana, sem remuneração. Há também o projeto Bombeiro Mirim que atende 380 adolescentes. “Estamos formando mão de obra voluntária”, disse. Outros 120 bombeiros cumprem expediente e são remunerados.
Homenageados:
- Associação dos Bombeiros Voluntários no estado de Santa Catarina
- Alfieri Nicolau Freiberger
- Moacir Gervázio Thomazi
- Adir João Somariva
- Paulo Chaves de Araújo
- José Carlos Tomina
- Luciano Mendonça Seiler
Rádio AL