Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/08/2016 - 22h24min

Parlamento celebra cinquentenário da Cohab em Santa Catarina

Imprimir Enviar
Alesc homenageia Cohab/SC pelos 50 anos de fundação.

A Assembleia Legislativa promoveu sessão especial em comemoração aos 50 anos de fundação da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) na noite de segunda-feira (8), no Plenário Deputado Osni Régis. Durante a solenidade, foram homenageados representantes de instituições parceiras, ex-diretores e funcionários da empresa.

Vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), a Cohab é responsável pela política habitacional no território catarinense. Desde a sua fundação, em 1966, mais de 66,3 mil famílias de todos os municípios do estado foram beneficiadas com a moradia própria. “Em 50 anos conseguimos entregar, em média, quatro casas por dia. É um número expressivo e significativo. O trabalho por fazer é ainda muito grande, mas estamos na batalha”, ressaltou a diretora-presidente da companhia, Alessandra de Andrade Klettenberg.

Criada com a finalidade de reduzir o déficit habitacional e melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda, a Cohab atua na aquisição e legalização de áreas, elaboração de projetos e estudos técnicos sobre o setor de habitação, captação de recursos, medição e fiscalização de obras, além da comercialização de imóveis e acompanhamento sociocomunitário. Em diversas ações, a companhia firma parcerias com os governos federal e estadual, prefeituras, empresas privadas, cooperativas e organizações não governamentais para a implantação de programas de interesse social.

As linhas de ações desenvolvidas compreendem a construção de conjuntos habitacionais, financiamento de unidades isoladas urbanas e rurais, urbanização de assentamentos, regularização fundiária e recuperação e reconstrução de habitações danificadas devido a fenômenos climáticos.

O plano de produção da Cohab para os próximos dois anos prevê o investimento de R$ 60 milhões, a serem empregados na construção e reformas de moradias para famílias com renda de até três salários mínimos. O valor será proveniente da venda de terrenos, ações judiciais para recuperação de crédito e renegociação de financiamentos habitacionais. “Pretendemos driblar essa crise financeira e trabalhar para a redução do déficit habitacional no estado. A moradia é um direito social assegurado pela Constituição. A habitação é essencial para uma vida digna”, disse Alessandra.

Reconhecimento
Além de prestar homenagem à Cohab/SC na figura da diretora-presidente da empresa, o Poder Legislativo catarinense reconheceu a contribuição de funcionários, ex-diretores e instituições parceiras na prestação de serviços à comunidade ao longo das cinco décadas de atividades da companhia.

O proponente da sessão especial, deputado Mário Marcondes (PSDB), declarou que a solenidade representou o momento mais marcante do seu mandato. O parlamentar foi funcionário da Cohab/SC por 29 anos. “Comecei como estagiário, me tornei servidor efetivo e saí em 2014, como diretor jurídico. Tenho uma gratidão e um carinho enorme pela Cohab, por tudo o que trouxe para a minha vida como cidadão, ser humano, profissional, servidor público.”

Marcondes enfatizou a relevância do trabalho desempenhado pela companhia. “Essa homenagem é um singelo reconhecimento do Poder Legislativo a todos os funcionários e à instituição pela prestação de serviço social feita ao longo desses 50 anos, com maestria e responsabilidade, contribuindo para reduzir o déficit habitacional e melhorando a qualidade de vida da população catarinense.”

O representante dos homenageados, Sérgio Veríssimo Ribeiro, destacou a importância de todos aqueles que se dedicaram à missão de viabilizar unidades habitacionais a famílias carentes. Aposentado há um ano, ele atuou por 36 anos na Cohab como engenheiro civil, chegando a ocupar os cargos de presidente e diretor técnico da companhia. “Completar o jubileu de ouro significa que a missão foi cumprida, apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas pelas diretorias e pelo corpo funcional, que souberam trabalhar de forma articulada em prol da qualidade de vida dos cidadãos catarinenses por meio da viabilização de moradias dignas para aqueles menos favorecidos, que realmente necessitam. Costuma-se falar do sonho da casa própria, e a Cohab, por meio das suas ações, consegue realizá-lo.”

A companhia possui atualmente um corpo funcional com 95 empregados distribuídos entre a sede (Florianópolis), cinco escritórios regionais (Joinville, Criciúma, Lages, Chapecó e Videira) e dois escritórios de apoio (Canoinhas e São Miguel do Oeste).

Homenageados

  • Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, representada pelo secretário Geraldo Althoff;
  • Caixa Econômica Federal, representada pelo superintendente regional da Grande Florianópolis, Roney de Oliveira Granemann;
  • Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), representada pelo economista Alison Fiuza;
  • Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), representado pelo presidente da entidade, Hélio Bairros;
  • Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), representado pelo presidente da entidade, José Walter Dresch;
  • Cooperativa Cresol Baser;
  • Ronério Heiderscheidt, presidente da Cohab/SC no período de 2013 a 2016, em nome dos ex-presidentes da empresa, representado pela esposa, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB);
  • Kátia Regina Hermenegildo Schappo, representando os empregados efetivos e aposentados da Cohab/SC (funcionária da empresa por 35 anos, a assistente social foi eleita pelos colegas como uma profissional que deixou sua marca na história da companhia);
  • Ademir Bez (in memoriam), representado pela esposa, Suedir Silveira Bez (funcionário da empresa por 36 anos, sendo 10 deles como chefe da Divisão de Recursos Humanos);
  • Josué da Silva;
  • Sérgio Veríssimo Ribeiro;
  • Francisco de Assis da Silva;
  • Maury Goulart;
  • Fátima Regina da Silva;
  • Paulo César da Costa;
  • Osmany Mourão;
  • Júlio César Pereira de Souza;
  • José Eduardo Coelho Silva;
  • Ilmar Farias Diniz;
  • Édio Sebastião Merize;
  • Antonio Rogério Bueno;
  • Mariley Francisca Zancanaro;
  • Edson Alves Antunes;
  • José Figueiredo de Bem;
  • Valmor de Oliveira Sobrinho e
  • Karilane Oliveira.

    (Com informações da Assessoria de Comunicação da Cohab/SC)
Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar