Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/11/2014 - 15h40min

Parlamento celebra 65 anos de fundação da União Catarinense dos Estudantes

Imprimir Enviar
FOTOS: Carlos Kilian/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na noite desta quarta-feira (5), cerimônia em homenagem à União Catarinense dos Estudantes (UCE) pelos 65 anos de fundação da entidade. A solenidade, proposta pela deputada Angela Albino (PCdoB), reuniu no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright membros e ex-presidentes da UCE, representantes estudantis e integrantes do Conselho Estadual de Educação. 

A trajetória da instituição ao longo dos 65 anos de existência foi o foco dos discursos durante a cerimônia. A luta pela democracia esteve presente entre os componentes da UCE, conforme destacou a deputada Angela Albino.

“O aniversário da União Catarinense dos Estudantes (UCE) é motivo de grande orgulho. Grandes quadros da política catarinense, grandes quadros da história catarinense se forjaram ali na nossa União Catarinense dos Estudantes. Pessoas que defendem a democracia e que construíram a nossa história”, destacou Angela.

Durante a cerimônia os personagens que estiveram à frente e contribuíram para a atuação da UCE foram homenageados pelo Poder Legislativo. Entre eles, o ex-desembargador Francisco Xavier Vieira, que dirigiu a instituição de 1956 a 1957. “Era um grupo que lutava muito, em busca da cidadania, em busca da liberdade. Eram valores que valia a pena lutar”, lembrou Vieira.

Para os dirigentes atuais da UCE, o espírito de luta ainda se mantém vivo e caracteriza a organização estudantil, que representa 280 mil estudantes universitários em Santa Catarina. “Hoje, com a democratização, nosso desafio é pela luta da qualidade na educação”, disse Yuri Becker dos Santos, presidente da UCE.

Maurício Fernandes Pereira, presidente do Conselho Estadual de Educação, afirmou que os estudantes são “atores cada vez mais ativos” de todo o processo educacional. “E a UCE representa justamente isso, é a participação do estudante na mobilização por uma melhoria da educação, neste caso específico, da educação superior”.

A UCE conquistou uma cadeira efetiva no Conselho Estadual da Educação, uma das conquistas mais recentes da instituição.

Histórico
Fundada no dia 7 de novembro de 1949, a UCE é a representação máxima dos estudantes universitários catarinenses. A entidade desempenha um papel protagonista nas lutas dos movimentos sociais e na construção de um sistema de educação de qualidade para todos.

Uma das marcas na história da UCE foi o combate à ditadura militar. Neste período, a entidade atuou na clandestinidade e participou da consolidação de um sistema democrático no Brasil.

Com informações de Ludmilla Gadotti e da TVAL

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar