Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/08/2015 - 11h18min

Parlamento celebra 40 anos do Badesc em sessão especial

Imprimir Enviar
Sessão especial da Assembleia Legislativa celebrou 40 anos do Badesc. FOTOS: Solon Soares/Agência AL

A Assembleia Legislativa promoveu, na noite de terça-feira (25), sessão especial em homenagem aos 40 anos de fundação da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc).

O presidente da Alesc, deputado Gelson Merisio (PSD), destacou a contribuição da instituição para o processo de desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina. "Percebemos nos últimos 20 anos a nossa grande evolução em comparação aos dois estados vizinhos, Paraná e Rio Grande do Sul, seja em relação ao volume da aplicação de recursos, ao desempenho das empresas, aos indicadores sociais. Nossa economia, que tem segmentos independentes e específicos, garante musculatura para avançarmos um pouco mais. E o Badesc, ao longo das décadas de atividade, sempre criou as condições para que víssemos o estado crescer, dando aos empresários fôlego e incentivo, juntamente com o BRDE."

Segundo o diretor-presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina, Olívio Rocha, a instituição tem, atualmente, uma carteira de crédito de R$ 678 milhões e cerca de 3 mil operações ativas. "Comemoramos quatro décadas de história, que se confunde com o crescimento do estado, especialmente da força da indústria, do agronegócio, do comércio e de tantos outros vetores econômicos pelos quais o Badesc atuou para nascerem, crescerem e prosperarem. O Badesc olha para o passado com pés firmes no presente e planeja estrategicamente o futuro."

Rocha ressaltou o êxito de programas como o "Badesc Fácil", que financia projetos de todos os setores da economia catarinense de forma rápida, segura e sem burocracia. Também comentou sobre o "Juro Zero", destinado ao microempreendedor individual (MEI), com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, estimular a formalização e promover o desenvolvimento da economia. O outro programa citado foi o "Badesc Cidades", que apoia a realização de obras de infraestrutura e melhoria dos serviços nos municípios catarinenses com financiamentos de médio e longo prazos.

A atuação da instituição, inicialmente como banco de desenvolvimento e, a partir de 1999 como agência de fomento, foi evidenciada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte. "São duas fases distintas. A primeira, com uma ação incisiva no financiamento de empresas e municípios catarinenses. A segunda, na qual aprofundou ainda mais sua atuação no campo econômico e social e desfraldou a bandeira do microcrédito."

Côrte salientou as diversas linhas de crédito oferecidas pela instituição, com destaque para as voltadas às empresas de pequeno porte. "O Badesc democratizou o acesso ao capital, como pode testemunhar um grande contingente de pequenas empresas, que consegue acessar os recursos sem muita burocracia. O exemplo mais marcante são as operações de microcrédito, que impulsionam as atividades empreendedoras.”

Os deputados Antonio Aguiar (PMDB), Mário Marcondes (PR) e Gabriel Ribeiro (PSD) ressaltaram a colaboração de todos os profissionais que atuaram na instituição. "O Badesc cumpre exemplarmente, há 40 anos, o seu papel na promoção do desenvolvimento econômico, social e sustentável, em benefício da comunidade catarinense", frisou Aguiar. 

A solenidade, proposta pela Mesa Diretora do Parlamento, foi prestigiada pelo secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Serpa; presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), José Cláudio Caramori; diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), Luiz Mário Bratti; e diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Neuto De Conto; além de funcionários, ex-presidentes e diretores da instituição homenageada.
Durante o ato solene foram exibidos três vídeos da campanha em comemoração aos 40 anos da instituição que serão veiculados nos principais veículos de comunicação do estado a partir desta quarta-feira (26). "Eles representam o setor público, o fomento direto às empresas e os benefícios que os recursos da agência fazem surgir ao redor do empreendimento financiado", disse Rocha.

Saiba mais
A Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) é uma sociedade de economia mista, de capital autorizado, criada pela Lei 4.950, de 11 de novembro de 1973. Foi instalada oficialmente em 26 de agosto de 1975, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social de Santa Catarina, mediante a prática da aplicação de recursos financeiros no âmbito de sua competência, definida pela legislação federal pertinente.

A partir da Lei 10.912, de 15 de setembro de 1998, oficialmente instalada em ata do Conselho de Administração no dia 19 de janeiro de 1999, foi transformada de "banco de desenvolvimento" em "agência de fomento", nos termos da Resolução 2.828/98, do Banco Central do Brasil.

O Estatuto Social confere à instituição a execução da política estadual de desenvolvimento econômico e o fomento das atividades produtivas por meio de operações de crédito com recursos próprios e dos fundos institucionais, bem como por aqueles oriundos de repasses de agências financeiras nacionais e internacionais, por meio das seguintes ações:

  • Desenvolvimento de programas de investimentos destinados à captação de recursos de agências nacionais e internacionais de desenvolvimento;
  • Financiamentos de projetos de implantação e/ou melhoria de atividades agropecuárias, industriais, comerciais e de serviços;
  • Atuação como agente financeiro, se assim designado pelo Gestor, do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial de Santa Catarina (Fadesc);
  • Atuação como agente financeiro do Programa Operacional do Fundo de Desenvolvimento dos Municípios (Badesc Cidades);
  • Financiamento de estudos e diagnósticos para implantação de complexos industriais;
  • Financiamento de estudos e diagnósticos para execução de obras e serviços de responsabilidade do setor público;
  • Formação de fundos específicos para atender a setores priorizados pelo governo, em especial às micro e pequenas empresas.

O Badesc conta com seis gerências regionais, localizadas nos municípios de Florianópolis, Blumenau, Lages, Chapecó, Criciúma e Joinville.

Homenageados
O Poder Legislativo prestou homenagem ao Badesc, na figura do diretor-presidente, Olívio Rocha, e a nove entidades que colaboraram para o desenvolvimento da economia catarinense.

  • Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), representada por Glauco José Côrte
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), representado por Guilherme Zigelli
  • Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), representada por Alaor Francisco Tissot
  • Associação das Organizações de Microcrédito e Microfinanças de Santa Catarina (Amcred/SC), representada por Júlio Burigo
  • Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), representada por Marcelo Brognoli
  • Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), representada por Ivan Roberto Tauffer
  • Federação Catarinense de Municípios (Fecam), representada por Hugo Lembeck
  • Associação dos Servidores do Badesc (Asbadesc), representada por Ubiratan Ferreira
  • Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc), representada por Carlos Alberto Pintarelli
Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar