Parlamento catarinense faz homenagem a seus ex-presidentes
Os 45 deputados que presidiram a Assembleia Legislativa de Santa Catarina após a Constituição de 1891 serão homenagem em uma sessão especial que acontece na próxima terça-feira (3), a partir das 19 horas, no Plenário Osni Régis. O ato é uma solicitação do presidente da Casa, deputado Joares Ponticelli (PP), como forma de agradecimento pelo trabalho realizado à frente do Poder Legislativo em prol dos catarinenses.
Confirmaram presença para o evento os ex-presidentes, além de familiares dos parlamentares já falecidos. A neta no primeiro presidente, Francisco Tolentino (1891), dona Ivone Tolentino Pereira, com 91 anos de idade, ratificou sua presença na solenidade.
Além da homenagem, o jornalista e escritor Moacir Pereira lança o livro “Presidentes – O Legislativo na República”. A obra traz a biografia de cada um dos homenageados e será lançada no hall da Assembleia.
A eleição dos deputados estaduais aconteceu pela primeira vez em 8 de março de 1891 e a primeira Constituinte Republicana em Santa Catarina reuniu-se em 28 de abril do mesmo ano. Em 11 de junho era promulgada a Constituição do Estado.
Agência AL