26/06/2012 - 17h40min
Parlamentares jovens tomam posse na Assembleia Legislativa
Os 40 estudantes que participam da 13ª edição do Parlamento Jovem tomaram posse hoje (26) e iniciaram a experiência de três dias de atividades parlamentares. Os jovens participantes desta edição representam cinco instituições catarinenses de ensino médio – a Escola Estadual Básica (EEB) Saad Antônio Sarquis, de Chapecó; a EEB Professor João Boos, de Guabiruba; a EEB Dom Pio de Freitas, de Joinville; a EEB Professora Adélia Cabral Varejão, de Laguna; e a EEB Santos Anjos, de Rio das Antas.
O Programa Parlamento Jovem é coordenado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e possibilita aos estudantes a reflexão e a ampliação do conhecimento sobre política, democracia e atuação parlamentar. O presidente da escola, deputado Joares Ponticelli (PP), deu posse aos parlamentares jovens frisando a seriedade do trabalho que terão pela frente. Ponticelli destacou que, pela primeira vez, o número de meninas participantes é equivalente ao de meninos (50%), um equilíbrio que os partidos políticos brasileiros ainda não possuem.
“Nenhum de nós, atuais deputados, teve a oportunidade de participar efetivamente do Parlamento catarinense, como vocês estão tendo agora. Por isso, quando vocês voltarem para cá como deputados efetivamente, vocês farão melhor do que nós”, incentivou Ponticelli.
Antes de conhecer a sede do Poder Legislativo, os jovens participaram de uma palestra com o diretor geral, Carlos Alberto Lima Souza, que abordou o papel institucional da Assembleia Legislativa. Souza também discorreu sobre a estrutura organizacional do poder, principais atividades e prerrogativas dos parlamentares. Após uma visita guiada às dependências da Assembleia Legislativa, os estudantes iniciarão efetivamente a legislatura, promovendo a eleição da Mesa, a instalação e a distribuição das comissões, a eleição dos presidentes e vice-presidentes das comissões e a distribuição da relatoria dos projetos. (Lisandrea Costa)
Amanda Marcela D´Ávila, 14 anos
EEB Dom Pio de Freitas
“Participar do Parlamento Jovem é uma oportunidade para adquirir mais conhecimento sobre política e saber como funciona o processo de elaboração das leis.”
Murilo Preve Cardoso de Oliveira, 17 anos
EEB Professora Adélia Cabral Varejão
“Para mim, esta é uma experiência única. A gente sempre vê a política com um olhar voltado para a política partidária, para os escândalos. Aqui temos a chance de mudar a nossa própria visão e fazer a diferença.”
Camila Capitani, 16 anos
EEB Saad Antônio Sarquis
“O Parlamento Jovem será uma fonte de conhecimento única, muito diferente da escola, pois é uma experiência prática. Estamos conhecendo a sede da Assembleia Legislativa e vamos defender o nosso projeto, esperamos que seja aprovado.”
Jonathan Santos Coelho dos Santos
EEB Professor João Boos
“Temos a expectativa de que este programa sirva para a conscientização da população jovem e desperte uma nova visão da política, que vai muito além daquilo que tínhamos em mente.”
Felipe Tedesco Bonetti, 16 anos
EEB Santos Anjos
“Entrei no projeto para buscar melhorias para Rio das Antas. Queremos promover novas leis e levar os benefícios para a nossa região.”