26/06/2012 - 19h10min
Parlamentares jovens elegem cargos da Mesa
Os sete membros da Mesa foram eleitos pelos participantes da 13ª edição do Programa Parlamento Jovem no final da tarde de hoje (26). Conforme prevê a tradição democrática do programa, as cinco instituições de ensino estão representadas na direção dos trabalhos legislativos. A jovem Tainá Dalbosco, da Escola de Educação Básica (EEB) Professor João Boos, de Guabiruba, conquistou a presidência por 24 votos a 16, na disputa com a estudante Andressa Vieira Farias, da EEB Professora Adélia Cabral Varejão, de Laguna. Por consenso, Andressa foi indicada ao cargo de 1º vice-presidente.
Tainá afirmou que pretende atuar de forma democrática, com a colaboração dos outros 39 parlamentares jovens. Ela também assegurou que vai possibilitar a participação de todos, incentivando que se manifestem e contribuam com o programa. Por acordo entre os estudantes, houve votação para todos os cargos da Mesa, e não a formação de uma chapa, tal como ocorre na legislatura normal. A 2ª vice-presidência foi conquistada por Ketly Gonçalves Machado, da EEB Saad Antônio Sarquis, de Chapecó. Os quatro secretários eleitos foram: Renan Cesar Singer, da EEB Santos Anjos, de Rio das Antas; Murilo Henrique Franzosi, da EEB Dom Pio de Freitas, de Joinville; Vinícius Fernandes Honorato, da EEB Adélia Cabral Varejão; e Felipe Tedesco Bonetti, da EEB Santos Anjos.
A sessão preparatória à eleição da Mesa foi conduzida pela estudante mais velha, conforme preconiza o Regimento Interno do Parlamento, Angélica Puchmann, 18 anos, da EEB Santos Anjos, de Rio das Antas.
Os parlamentares jovens continuam as atividades amanhã, durante todo o dia, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa. Eles vão instalar as comissões, eleger presidente e vice e iniciar os trabalhos das comissões de Constituição e Justiça e de Finanças e Tributação. (Lisandrea Costa)