Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/11/2013 - 15h21min

Parlamentares do Mercosul participam de Assembleia Geral em Florianópolis

Imprimir Enviar
Assembleia Geral Extraordinária da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM)

Parlamentares da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai se reúnem em Florianópolis nesta quinta-feira (28), na Assembleia Geral Extraordinária da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM). O evento contará com a participação de cerca de 40 deputados estaduais, sendo 20 de países do Mercosul e 20 de estados brasileiros.

A assembleia que acontece no Plenarinho da Assembleia Legislativa debaterá diversos temas relativos à integração internacional, entre eles a situação dos alunos que estudam fora de seus países de origem. A UPM instalou um Fórum Permanente para tratar desta questão.

O evento também será marcado pelo lançamento de obra literária sobre o Rio Uruguai e das festividades em homenagem ao Barão de Mauá que serão desenvolvidas no Departamento de Soriano, República Oriental do Uruguai.

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Joares Ponticelli (PP), que foi o primeiro secretário da UPM, será homenageado, por proposição do Bloco Argentino da entidade. "É uma satisfação para nosso estado receber parlamentares do Mercosul para este importante evento. Defendemos a integração de Santa Catarina e do Brasil com os demais países do Mercosul. Nossa proximidade com os países vizinhos de língua espanhola é um fator decisivo para o desenvolvimento integrado", avaliou Ponticelli.

Programação
Dia 27/11/2013
21:00 h - Recepção aos Parlamentares e convidados

Dia 28/11/2013
09.00 h - Inicio das atividades - Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Saudação pelas autoridades anfitriãs e representantes dos Blocos Nacionais.    
09.30 h - Relatório das atividades da UPM durante este ano e calendário de eventos para 2014.
10:30 h - Programação da visita ao Parlamento Europeu (Deputado Edison Andrino, presidente do Conselho Fiscal do Bloco Brasileiro).
11:00 h - Lançamento de obra literária sobre o Rio Uruguai (José Persigo- Entre Rios - Secretário Geral do Fórum de Preservação e Uso Racional do Rio Uruguai, da UPM).
14:00 h - Reinicio das atividades - Plenário Osni Régis, da ALESC - Lançamento das festividades em homenagem ao Barão de Mauá que serão desenvolvidas no Departamento de Soriano, Uruguai (Edila Departamental Nilda Costa Farías - Presidenta da Junta Departamental de Soriano e Edil Departamental Javier Siniestro - Vice Presidente da UPM pelo Uruguai),
14:45 h -  Instalação de Fórum Permanente da UPM voltado aos que estudam  fora de seus países de origem (Deputado Wanderlei Barbosa – Tocantins),
15:00 h -  Assuntos Gerais - Destinado aos Blocos Nacionais, pela ordem: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai
16:00 h -  Homenagem ao Deputado Joares Ponticelli, Primeiro Secretário da UPM e Presidente da Alesc, proposta pelo Deputado German Lopez, da Provincia de Buenos Aires e fundador da UPM
17:00 h -  Encerramento.

            
Júlio Cancellier (assessor de imprensa do deputado Joares Ponticelli) e Maria Helena Pereira (Diretora de Comunicação da UPM)

Voltar