Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/02/2013 - 13h32min

Parlamentares destacam inauguração de fábrica da General Motors

Imprimir Enviar
Sessão Ordinária - Plenário Osni Regis

A inauguração da fábrica de cabeçotes e motores da General Motors (GM) em Joinville, no dia de ontem, foi um dos principais temas abordados na sessão plenária desta quinta-feira (28). A unidade, que demandou investimentos da ordem de R$ 350 milhões, deve gerar emprego e renda para toda a região Norte do estado, destacaram os parlamentares.

Gilmar Knaesel (PSDB) lembrou que Santa Catarina sempre almejou sediar uma indústria automobilística, sonho que se perdia na competição com outros estados. Ele saudou o governador Raimundo Colombo e os colegas parlamentares pelas negociações que tornaram possível a vinda da montadora americana ao estado, abrindo caminho também para a futura instalação da BMW. "Este é um momento de alegria também para nós parlamentares, que cumprimos nosso papel, votando diversos projetos nas áreas tributária e fiscal, tornando possível este momento”.

Darci de Matos (PSD), com representação em Joinville, qualificou a inauguração da unidade da GM como um “certificado ISO 9000” ao município. “A vinda da GM é um verdadeiro atestado de qualidade, pois estas montadoras são muito criteriosas na escolha do local em que se instalam”.

O fato também foi bastante comemorado pelos deputados Ismael dos Santos (PSD) e Nilson Gonçalves (PSDB). “É o progresso chegando à nossa região”, frisou Gonçalves.

Segurança pública
Citando várias medidas levantadas pelas autoridades da segurança pública para minimizar a situação de insegurança no estado e no país, como o endurecimento do Código Penal, o deputado Sargento Amauri Soares (PDT) defendeu que de nada adianta alterar as leis sem oferecer condições materiais para que elas sejam cumpridas.

Ele citou como exemplo a inexistência, há dois anos, de um centro de recuperação de menores na região da Grande Florianópolis, fato que, a seu ver, vem contribuindo para aumentar a situação de impunidade. "Fala-se que as leis são brandas e, em alguns aspectos, eu até concordo. Mas faltam também condições materiais para que elas sejam cumpridas. O que o juiz vai fazer com um menor infrator, se não há onde colocá-lo?", questionou.

90 anos do AN
Em seus pronunciamentos, Silvio Dreveck (PP) e Darci de Matos destacaram  a passagem dos 90 anos do jornal A Notícia, de Joinville. O AN, disseram os parlamentares, sempre atuou no auxílio ao desenvolvimento do Norte catarinense, ficando na memória de seus leitores. "A Notícia trouxe grandes contribuições para São Bento do Sul, estabelecendo intensa vinculação com sua população em uma época em que não havia veículos de comunicação estadualizados", disse Dreveck. "O AN faz parte da cidade, possuindo um vínculo forte e profundo com a comunidade de Joinville", acrescentou Darci.

Falecimento de Manuel Pedro Colares, o Biel
José Milton Scheffer (PP) prestou uma homenagem a Manuel Pedro Colares, o Biel, que atuou como vereador do município de Jacinto Machado e faleceu no dia 10 de fevereiro, aos 73 anos. Ele destacou o papel de Colares, ex-agricultor e comerciante, como liderança comunitária que lutou pelo desenvolvimento da região Sul do estado. "O Biel, que iniciou sua vida com muita dignidade, ao partir deixou a todos nós grandes exemplos de cidadania, bravura, competência, luta e comprometimento". 

Apoio ao uso do carvão mineral
Valmir Comin (PP) reivindicou que o governo federal altere a legislação para que seja reativado o uso do carvão mineral como fonte energética. Apesar das grandes reservas existentes no Brasil, disse o deputado, ainda há muita insegurança jurídica para a sua utilização. O fato faz com que o país caminhe na contramão de países desenvolvidos como a Alemanha e Estados Unidos, cujas matrizes energéticas têm como principal fonte o mineral.  "Precisamos que o governo federal se sensibilize para esta alternativa energética, permitindo sua utilização nos leilões de energia A-5". A reivindicação, informou Comin, será levada à presidente Dilma Roussef no próximo dia 6 de março, em conjunto com parlamentares gaúchos.

Fechamento da Casa de Saúde Rio Maina
Luciane Carminatti (PT) levou ao conhecimento dos parlamentares a situação da Casa de Saúde Rio Maina, de Criciúma. A unidade, que atende diariamente cerca de 100 pessoas, a maior parte pelo SUS, acumula dívida de R$ 2,3 milhões, poderá fechar suas portas já no começo de março. O fato, disse, vem gerando inquietação em toda a população do Sul do estado. "Faço um apelo para que autoridades estaduais e municipais se responsabilizem por esta casa, que presta um atendimento belíssimo e não pode fechar".

Duplicação da SC470
Ismael dos Santos levou à tribuna a preocupação com a duplicação da SC 470, que liga Blumenau à BR 101, e pela qual trafegam diariamente 20 mil veículos. A obra, disse o deputado, teve seu início anunciado pelo governo federal para março, fato que não tem sido constatado na prática.

Em aparte, a deputada Ana Paula Lima (PT) afirmou que todos os lotes de duplicação já foram licitados, com exceção do trecho entre Blumenau e Indaial.  “Temos toda a certeza que a duplicação vai sair, pois a presidente Dilma trata a conclusão desta obra como questão como de honra", disse.

23a Arrancada de Caminhões
Realizado nas areias da praia da Meta, em Balneário Arroio do Silva, entre 21 a 24 de fevereiro, a 23a Arrancada de Caminhões foi o tema destacado por Manoel Mota (PSDB). O evento, do qual participam competidores de diversos estados brasileiros, foi considerado um sucesso pelo parlamentar, que o qualificou como um dos maiores do gênero no mundo. "Criamos esta a competição com o objetivo de valorizar os motoristas e conscientizar a sociedade sobre a profissão. É com muita alegria, que constatamos ela se tornar um evento conhecido além de nossas fronteiras".

Dez anos de governo
Ana Paula Lima comentou a participação, no último dia 20 em São Paulo,  do Seminário Comemorativo aos 10 Anos de Governo Popular e Democrático no Brasil, no qual participaram diversas lideranças partidárias e autoridades, entre elas a presidente Dilma Roussef. "Foi um momento histórico, com debates políticos de alto nível, na certeza de que estamos construindo um país mais justo e fraterno, comprometido com o governo brasileiro".

Novo Fórum de Canoinhas
Antônio Aguiar (PMDB) anunciou a decisão do presidente do Tribunal de Justiça, Claudio Dutra, em dar início à construção do Fórum de Canoinhas. "É com muita satisfação que anunciamos a construção da nova sede do Fórum de Canoinhas, uma reivindicação de seis anos do município do Planalto Norte".

Em seu pronunciamento, Aguiar também pediu o apoio deputado do federal Pedro Uczai (PT/SC) para a reativação do ramal ferroviário entre Canoinhas e São Francisco do Sul. “Temos que ter uma nova visão. A promoção das rodovias é o que mais o que o país pede, pois os meios de transporte estão em colapso”.

Alexandre Back
Agência AL

Voltar