Parlamentares comemoram anúncio da inclusão do carvão em leilões de energia
Reunidos nesta terça-feira (19), em Brasília, representantes políticos e integrantes do setor produtivo da cadeia do carvão mineral destacaram a necessidade de instituir uma política nacional que assegure e amplie a utilização do produto na matriz energética nacional. O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Joares Ponticelli (PP), esteve ao lado de deputados estaduais, federais, prefeitos e senadores catarinenses e gaúchos no encontro da Frente Parlamentar Mista de Defesa do Carvão Mineral, que tem como novo presidente o deputado federal Afonso Hamm (PP/RS).
O anúncio do Ministério das Minas e Energia de incluir o carvão mineral nos leilões de energia foi comemorado pelos participantes, já que as termoelétricas movidas a carvão foram excluídas do processo a partir de 2009, em virtude de acordos internacionais. "Há informações positivas sobre a inclusão do carvão mineral no leilão energético, mas precisamos nos mobilizar," afirmou Hamm.
Já o deputado Valmir Comin (PP), presidente da Frente Parlamentar em Santa Catarina, destacou que o carvão é importante fonte nacional para a segurança energética. “Com as térmicas em operação, seria possível proporcionar a autossuficiência de energia nos dois estados e ainda exportar energia para os países vizinhos", acrescentou. As maiores reservas de carvão mineral encontram-se no Sul de Santa Catarina e no Estado do Rio Grande do Sul.
O presidente do Legislativo catarinense defendeu a construção de uma política para o uso do carvão mineral de forma limpa. “Novas tecnologias tornam o carvão mais seguro e não agressor do meio ambiente”, destacou Ponticelli. Também estiveram presentes os deputados estaduais catarinenses Manoel Mota (PMDB), Silvio Dreveck (PP) e Dóia Guglielmi (PSDB).