29/04/2009 - 18h13min
Parlamentar faz apelo para que a gripe suína não avance no Estado
Preocupado com o avanço da gripe suína, o deputado Ismael do Santos (DEM) fez um apelo ao Legislativo, em especial à Comissão de Saúde, para que agilize uma reunião com integrantes da Secretaria Estadual de Saúde, por intermédio da Vigilância Sanitária, para saber a situação da doença no estado, já que existem três casos notificados. O parlamentar enfatizou que a sociedade precisa saber se Santa Catarina está preparada para combater a doença em caso de uma epidemia e como funciona o tratamento.
“Diante dos 115 casos confirmados no Brasil, espalhados em 20 estados, entre eles Santa Catarina, é necessário que haja um trabalho de prevenção antes que a população sofra maiores consequências. Nossa intenção é buscar o conhecimento e orientar a sociedade sobre os sintomas, tratamento e assegurar que existe medicamento suficiente para os infectados caso ocorra uma epidemia”, manifestou.
Ismael alertou que a doença pode prejudicar ainda mais a economia do Estado, já abalada em alguns setores pela crise mundial, uma vez que a exportação de carne suína constitui-se num importante segmento da balança comercial catarinense.
Na mesma direção, o deputado Décio Góes (PT) afirmou que se a gripe suína avançar no estado, os prejuízos financeiros serão inevitáveis. “Para que não tenhamos maiores consequências é fundamental que os governantes catarinenses tomem as medidas cabíveis para a situação”, frisou. (Tatiani Magalhães/Divulgação Alesc)