Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/12/2014 - 13h07min

Palestrante critica atual modelo “médico industrial-hospitalar”

Imprimir Enviar
O palestrante Marcio Bontempo (e) criticou o atual modelo de medicina, baseado no médico e no uso de medicamentos. FOTO: Fábio Queiroz/Agência AL

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu, na manhã desta segunda-feira (8), a palestra “Medicina Natural e Práticas Integrativas de Saúde: resgatando e mantendo a saúde através da harmonia com as leis naturais”, ministrada pelo médico Marcio Bontempo, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas em Saúde do Congresso Nacional. O evento foi realizado no Auditório Deputada Antonieta de Barros, no Palácio Barriga Verde.

O palestrante criticou o atual "modelo médico industrial-hospitalar", fundamentado no médico e no uso de medicamentos. "As Práticas Integrativas em Saúde (PIS) são uma resposta a um modelo 'hospitalocêntrico', que já vem mostrando há algum tempo um grande desgaste", disse. "Não conseguimos gerar saúde apenas com medicamento. Ele é útil só em emergências e eventualmente. Não pode ser usado como modelo de medicina, isto está ultrapassado."

Bontempo defendeu a implementação das PIS na rede pública de saúde, principalmente na atenção básica. "Com base na medicina tradicional, são voltadas ao resgate da saúde e não apenas ao combate das doenças no sentido paliativo, sintomático. São métodos e recursos simples, naturais, cientificamente comprovados, como acupuntura, fitoterapia, homeopatia", comentou. "O modelo atual não está dando conta da situação. Temos o aumento da incidência de doenças como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, que dependem de mudança de hábitos, de estilo de vida, de uma relação com o meio ambiente", acrescentou.

Na opinião do palestrante, o modelo de assistência à saúde deve ser descentralizado, com ênfase na capacitação dos agentes comunitários de saúde em PIS e na atuação de equipes multidisciplinares nas comunidades. "Esta é a revolução, a reforma sanitária que o país necessita. É preciso resgatar a saúde das pessoas, trabalhar com educação em saúde, profilaxia, prevenção, orientação de hábitos ."

O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Volnei Morastoni (PT), destacou que é necessário avançar em educação e prevenção em saúde no Brasil. "Vivemos em um mundo cada vez mais tomado por epidemias e doenças. O grande trabalho que precisamos fazer é a promoção da saúde. E a implementação das PIS é fundamental nesse processo."

Sobre o palestrante
Marcio Bontempo é médico ortomolecular, homeopata, pós-graduado em Nutrologia  e especialista em Saúde Pública. É presidente da Federação Brasileira de Medicina Tradicional, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Biomolecular e Radicais Livres, além de diretor e docente da Escola Superior de Ciências Naturais e Ambientais, de Porto Alegre.

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar