Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/05/2024 - 07h59min

Palestra sobre primeiros socorros pauta Semana da Família, que se encerra nesta sexta (17)

Imprimir Enviar
Sargento bombeiro Militar Douglas Coelho da Silva, que ministrou palestra sobre primeiros socorros.
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Apresentando as técnicas usuais do Corpo de Bombeiros Militares, como a Manobra de Heimlich para desengasgar crianças, o sargento da corporação,  Douglas Coelho da Silva apresentou a sua palestra  “Família feliz é família segura”,  marcando a segunda noite de atividades programadas pela Semana da Família, iniciativa promovida pelo Parlamento, através da Secretaria da Família,  coordenada pela deputada Ana Campagnolo (PL).  A palestra aconteceu na noite desta quarta-feira (15) no Plenarinho, com entrada gratuita e aberta para a população em geral.  

Munidos de manequins, o bombeiro militar demonstrou as técnicas utilizadas pela corporação, ensinando como proceder em situações de reanimação pulmonar, atendimento de crise convulsiva e manobra de desengasgamento. Ele informou que esses três casos são os mais comuns registrados pelos bombeiros militares em situações de emergência. 

“Por isso demos ênfase a esses procedimentos. Falamos sobre primeiros socorros, de uma forma bastante simples e rápida com o objetivo de capacitar  as pessoas que participaram dessa iniciativa para que elas possam atuar nessas situações de forma rápida”, avaliou.

Não entrar em pânico
Calma é o segredo recomendado pelo sargento quando a família se depara com uma situação de engasgo de bebê em função da amamentação. Ele aproveitou para  simular situações de salvamento quando uma criança se engasga com o leite materno, dando orientações. 

“O primeiro passo é a mãe ficar calma e não entrar em pânico. Se ela ficar muito nervosa, não irá conseguir obstruir o bebezinho”, avaliou, afirmando que ter o conhecimento da manobra de Heimlich é importante, mas que a primeira atitude de populares é acionar os serviços de emergência médica, ligando para o 190 para a PM; 192, para o Samu; e 193 para o Corpo de Bombeiros.

A programação da Semana da Família no Parlamento segue na sexta-feira (18) às 19h30min com a palestra da enfermeira Soninha, sobre descomplicando a amamentação e o aleitamento materno.

O que é:
Manobra de Heimlich:Ligar para o Samu ou para os bombeiros e até a chegada do socorro iniciar a Manobra de Heimlich. Primeiro colocar o bebê sobre o antebraço ou coxa de cabeça para baixo e aplicar cinco golpes nas costas de maneira firme para que consiga empurrar o corpo estranho que ela engoliu.

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar